Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Paul Trani: 'Seja você um expert do futuro'
Com tantas ferramentas e tecnologias disponíveis e em desenvolvimento no mundo, o design vive uma verdadeira revolução. Para mostrar as inúmeras possibilidades que se abrem para quem trabalha na área, Paul Trani, senior creative cloud evangelist da Adobe, apresentou o painel “Understanding the Past and Determining the Future of Design” na sala Adobe do Festival do Clube.
Para entender o futuro, revisitou o passado mostrando a evolução da imagem e do design, passando pelos hieróglifos, as primeiras imagens capturadas por máquinas, a montagem manual de layouts com cola e papel, até chegar ao computador. “O design se beneficia de toda nova tecnologia que é lançada”, disse. A evolução dos primeiros e enormes computadores para os smartphones que hoje carregamos no bolso é prova disso.
“Seu chefe não precisa saber disso”, brincava, ao mostrar as inúmeras funcionalidades das ferramentas Adobe disponíveis hoje. Entre elas, a troca de cenários de uma imagem, a personalização de convites, a captura para o digital de layouts de mídia impressa, como uma revista. Segundo ele, o 3D é a menina dos olhos dos profissionais da indústria “porque garante a flexibilidade criativa”, explica. Outro foco da Adobe é a Realidade Aumentada. “Se há algo que facilita a criatividade, pode ter certeza que estaremos trabalhando nisso”, garantiu.
Mas essas ferramentas todas, cada vez mais competentes, não seriam uma ameaça à carreira dos designers? Para Paul Trani, não. Ao menos para os que souberem utilizá-las a seu favor. “Elas trazem a democratização e qualquer pessoa interessada e dedicada pode se tornar um designer”, aposta.
Ele lembra que nos anos 1.800, 80% da força de trabalho dos Estados Unidos estava no campo. Hoje caiu para 2%. “Longe de destruir a economia, a mecanização a tornou melhor”, acredita. “Os empregos atuais exigem mais estudo e habilidades interpessoais que no passado e precisamos estar preparados para fazer essa transição”, afirma.
Mesmo diante de uma previsão da Universidade de Oxford de que nos próximos 20 anos cerca de 47% dos empregos atuais serão substituídos por máquinas, Paul Trani chama a atenção para o número de novos cargos e funções que surgirão com essa evolução. Ele divide o design atual em três áreas: Negócios, ou Design Thinking, quando a inovação supera a execução e a experiência importa; Design, o clássico; e o Design Computacional, ou Tecnológico, feito para bilhões de pessoas e em tempo real. “Ainda não temos experts para as novas áreas que estão sendo criadas. Mas esse expert pode ser você. Melhor ainda, as empresas sabem disso e estão interessadas que seja você.”
Para encerrar, Paul Trani aconselhou quem queira permanecer no mercado: “continue se reinventando; faça design com propósito; e nunca pare de aprender”.
Rita Durigan
Serviço:
Festival do Clube de Criação 2017
Quando: Setembro, 16, 17 e 18 - 2017
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
www.festivaldoclubedecriacao.com.br
https://www.facebook.com/clube.clubedecriacao
https://twitter.com/CCSPoficial
#FestivaldoClube2017
Hosted by: Clube de Criação
Temos Shuttle para quem quiser estacionar no Hotel Pullman Ibirapuera
Horário: das 08h30 às 22h30
Trajeto: Pullman / Cinemateca / Pullman
Tarifa especial para o Festival: R$ 35 o período