Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Hugo Rodrigues no foco do IPG
O mercado está borbulhando desde o finalzinho de setembro em torno de informação que dá conta de que Hugo Rodrigues, atual CEO da Publicis Brasil, estaria de saída da agência, rumo à WMcCann.
O movimento, que a princípio pode causar estranhamento, teria como principais elos de entendimento não apenas a existência de contas em comum entre as duas agências, como L'Óreal, Nestlé e Chevrolet - esta última capitaneada pelo núcleo de varejo Publicis Salles Chemistri -, mas também importantes vitórias da Publicis sob o comando de Rodrigues, como a icônica conquista da conta de Bradesco (em fevereiro), dividida com a LBTM, que estava em parte na WMcCann. No caso de Nestlé, a Publicis ampliou presença na conta em janeiro de 2016, com a chegada de Molico. Até então, atendia Nestea, Ninho, Passatempo e Nescafé, algumas delas conquistadas ou complementadas com a área digital em 2015.
Sem falar em outros destaques recentes da agência, como a chegada da conta de Carrefour, em 2016, e de maior espaço dentro da conta da P&G (com a vinda de Ariel, Pampers, Aussie e Always).
Em termos de resultados, no caso da GM, por exemplo, a marca é líder de vendas no Brasil há mais de 20 meses e o o Onix é o carro mais vendido no mercado.
A Publicis ocupa agora a terceira posição no ranking de investimentos publicitários do Kantar Ibope Media, que reúne as 50 maiores agências brasileiras. A empresa fechou o período de janeiro a agosto deste ano com R$ 2.230.355 bilhões de faturamento bruto de mídia, encostando nas duas primeiras colocadas, Y&R e My Propaganda (house do Hypermarcas) - veja aqui.
Hugo, indicado ao Caboré de 2017 como Dirigente da Indústria (aqui), nega a movimentação embora afirme que tem, sim, recebido convites de alguns Grupos (nacionais e internacionais), dentre eles o próprio IPG, por conta do desempenho recente da Publicis no Brasil, sob seu comando.
Pelo lado do Grupo McCann, estariam envolvidos na negociação executivos do Interpublic Group (IPG).
Fontes mais afoitas dão conta de que para a finalização do contrato entre as partes faltariam apenas alguns detalhes.
Washington Olivetto, chairmam do WMcCann, está fora do Brasil e deve chegar por aqui no próximo sábado.
A agência de Washington, por sua vez, não confirma a informação.
Há boatos também de que o Publicis estaria negociando fortemente a permanência de Hugo Rodrigues no Grupo. No caso de sua saída se efetivar, especula-se que para preencher o seu cargo seriam promovidos dois profissionais da própria agência.
Em meio a tantas interrogações, o melhor a fazer é aguardar os acontecimentos.