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75% dos participantes da FCB no Festival serão criativos
Na semana passada, a organização do Festival de Cannes anunciou uma série de mudanças para 2018 (leia aqui). Alguns dias depois, o CEO mundial da FCB, Carter Murray, enviou um memorando para todos os funcionários da rede, com diretrizes mais restritas sobre quais profissionais irão à maior premiação da publicidade mundial no próximo ano, privilegiando a participação de criativos.
Confira o texto de Murray, na íntegra, abaixo:
"No início desta semana, a organização proprietária do Cannes Lions anunciou mudanças consideráveis em um esforço para reorientar o Festival em suas raízes criativas. Nos últimos meses, os CCOs do IPG - incluindo a nossa própria Susan Credle - trabalharam duro para compartilhar com a liderança de Cannes nossas críticas e sugestões para a melhoria do Festival. Embora as mudanças anunciadas na segunda-feira (13) não abordem todas as nossas preocupações, indicam um forte passo na direção certa.
A FCB sempre acreditou neste Festival e crê firmemente que nossa presença este ano deve refletir nosso compromisso com a criatividade. Como tal, 75% dos nossos participantes em Cannes em 2018 terão de ser talentos diretamente responsáveis por nossa produção criativa (redatores, diretores de arte, designers, produtores etc).
Como Susan e eu dissemos antes, a criatividade é o coração da nossa indústria. Todos os anos, o Cannes Lions lembra o mundo disto. Estamos orgulhosos de ser parceiros de longa data do Festival nesta importante missão, e estamos ansiosos para fazer de 2018 nosso melhor Festival de Cannes."
A Adweek nota que o WPP e Martin Sorrell, que pareciam estar à frente em relação às discussões sobre as mudanças no Festival, não comentaram nada sobre as novas diretrizes, apesar do fato de que a holding não estava feliz com a Ascential Events (detentora do Cannes Lions e dos prêmios Eurobest), segundo e-mails que vazaram e foram relatados pela Adweek, leia aqui.
O Grupo Omnicom, por sua vez, divulgou o seguinte comunicado sobre as mudanças no Festival de Cannes:
"Cannes reconheceu que, após 60 anos, era hora de apertar o botão 'reset' e isso é inteligente. Aplaudimos os passos que o festival tomou depois de ouvir o Omnicom e muitas agências e CMOs em toda a indústria. Estamos especialmente satisfeitos ao ver o festival renovar seu foco em inspirar e dinamizar a próxima geração de talentos criativos - o que, é claro, é o que o festival é - e deve ser".
Logo após o término da apresentação sobre as mudanças em Cannes esse ano, o Grupo Publicis, que estará ausente do evento em 2018, emitiu um comunicado (em nota anterior, aqui, e abaixo):
"Como sócio fundador do Cannes Lions e um forte defensor do seu objetivo de promover o poder da criatividade, o Publicis Groupe tem o prazer de ver as medidas que o evento está tomando para recolocar (resetar) o Festival em torno dos seus valores fundamentais, reduzindo seu comprimento e complexidade para se concentrar em celebrar ideias impactantes de todo o setor".
Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.