arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Espelho, espelho meu (Diego Koury)

02.03.18

Dados de uma pesquisa realizada pelo Grupo Abril e pelo Instituto Locomotiva mostraram que 71% dos consumidores brasileiros com mais de 40 anos não se identificam com as propagandas.

Ao ler este resultado logo no início da matéria, pensei: o que importa? Temos é que falar com os millennials. São jovens cheios de vontade de mudar o mundo, com voz, e representam o futuro.

Certo?

Certo!

Mas aí fui ler até o fim. E entendi que não é bem assim que a banda toca.

Vamos lá.

Nosso trabalho é ajudar o marketing a conseguir emplacar vendas de serviços e produtos.

E é aí que entra o X da questão.

A pesquisa mostrou que a geração X* é a que tem de fato poder e dinheiro. Eles têm maior influência de compra em 90% das categorias avaliadas. Para se ter uma ideia, o gasto per capita dos X supera o dos millennials em vestuário (+66%), lazer (+47%), alimentação fora do lar (+45%) e beleza (+38%).

Lá vão mais dois dados.

- 51% da renda gerada pelas famílias brasileiras vêm da geração X, sendo que ela representa 27% da população. (Dynamic Big Data – IBGE)

- 43 anos é a idade média dos compradores online, sendo que sete em cada dez compras são realizadas por alguém com mais de 35 anos. (Relatório Ebit Webshoppers)

Agora vamos aos fatos.

Ao ligar a televisão ou abrir uma revista, estão lá estampadas as barbas, as trilhas internacionais, as bicicletas e um mundo vintage. Tudo feito para agradar os millennials. Mas não para por aí. As campanhas para as pessoas que tem entre 35 e 54 anos também as representam da mesma forma.

A grande questão está na geração dos profissionais. Apenas 31% na área têm mais de 40 anos. Isso mostra que são os millennials que estão criando as campanhas que a geração X consome.

Por isso, é bom parar para pensar que, enquanto nós continuarmos usando a tela do computador como espelho para criar campanhas que reflitam somente a nós mesmos, 103 milhões de brasileiros continuarão não se identificando com elas.

Diego Koury, redator



*O termo Geração X foi criado por Robert Capa, em 1950, e é utilizado para rotular as pessoas nascidas após o chamado “Baby Boom” (década de 1920 até década de 1940). A X incluía aqueles que nasceram do início de 1960 até o final dos anos 1970. Hoje, em geral são incluídos os nascidos até 1982.

O Espaço é Seu

/