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Espelho, espelho meu (Diego Koury)
Dados de uma pesquisa realizada pelo Grupo Abril e pelo Instituto Locomotiva mostraram que 71% dos consumidores brasileiros com mais de 40 anos não se identificam com as propagandas.
Ao ler este resultado logo no início da matéria, pensei: o que importa? Temos é que falar com os millennials. São jovens cheios de vontade de mudar o mundo, com voz, e representam o futuro.
Certo?
Certo!
Mas aí fui ler até o fim. E entendi que não é bem assim que a banda toca.
Vamos lá.
Nosso trabalho é ajudar o marketing a conseguir emplacar vendas de serviços e produtos.
E é aí que entra o X da questão.
A pesquisa mostrou que a geração X* é a que tem de fato poder e dinheiro. Eles têm maior influência de compra em 90% das categorias avaliadas. Para se ter uma ideia, o gasto per capita dos X supera o dos millennials em vestuário (+66%), lazer (+47%), alimentação fora do lar (+45%) e beleza (+38%).
Lá vão mais dois dados.
- 51% da renda gerada pelas famílias brasileiras vêm da geração X, sendo que ela representa 27% da população. (Dynamic Big Data – IBGE)
- 43 anos é a idade média dos compradores online, sendo que sete em cada dez compras são realizadas por alguém com mais de 35 anos. (Relatório Ebit Webshoppers)
Agora vamos aos fatos.
Ao ligar a televisão ou abrir uma revista, estão lá estampadas as barbas, as trilhas internacionais, as bicicletas e um mundo vintage. Tudo feito para agradar os millennials. Mas não para por aí. As campanhas para as pessoas que tem entre 35 e 54 anos também as representam da mesma forma.
A grande questão está na geração dos profissionais. Apenas 31% na área têm mais de 40 anos. Isso mostra que são os millennials que estão criando as campanhas que a geração X consome.
Por isso, é bom parar para pensar que, enquanto nós continuarmos usando a tela do computador como espelho para criar campanhas que reflitam somente a nós mesmos, 103 milhões de brasileiros continuarão não se identificando com elas.
Diego Koury, redator
*O termo Geração X foi criado por Robert Capa, em 1950, e é utilizado para rotular as pessoas nascidas após o chamado “Baby Boom” (década de 1920 até década de 1940). A X incluía aqueles que nasceram do início de 1960 até o final dos anos 1970. Hoje, em geral são incluídos os nascidos até 1982.