Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
SxSW, o que ver (Paulo Aguiar)
Todo ano a mesma história, como preparar a agenda para um evento com mais de duas mil palestras, workshops, debates etc?
Essa será minha terceira vez em Austin e as experiências anteriores me ensinaram que o mais legal do festival não está nas salas de conferências, mas nas diferentes experiências espalhadas pela cidade: trade shows, ativações e outras maluquices que rolam por lá.
Além disso, é preciso dedicar algumas horas “caçando” palestras na programação oficial do evento, que é uma tarefa obrigatória para quem vai, e como todo conhecimento que é compartilhado multiplica, segue um textão (cheio de links) com painéis que pretendo ver por lá.
A.I. e o futuro das interações
Não é de hoje que a inteligência artificial tem sido um grande tema em todos os festivais. Esse ano, vou em busca de painéis que trazem o tema com uma visão mais prática e alinhada ao design de experiência. Começando com "AI: Ready to Disrupt Experience Design?", pela Imagination. Depois tem o Slack e Facebook, discutindo como os bots e as interfaces conversacionais estão matando o design, e em contrapartida, a R/GA falando de como a inteligência artificial pode levar nossa criatividade para outro nível. Para fechar, um debate entre Google, Facebook, Microsoft e Mercedes-Benz, sobre "Designing the Next Wave of Natural Language and AI”.
Design Trends, experiência e cultura
Começo com a Automattic (criadora do Wordpress), apresentando seu Design In Tech Report 2018. O sempre relevante Airbnb traz o tema de "Design for Confrontation, Design for Growth". Já a Uber vai falar um pouco de como tem desenhado as experiências para carros autônomos. A WeWork vai abordar a importância do design na hora de se criar uma cultura. Por último, a IDEO tem um painel com tema que já virou até curso: "Leading for a Culture of Innovation & Creativity".
Conteúdo, storytelling e, por que não, publicidade
O Facebook e o Instagram vão falar sobre como criar conteúdo relevante em vídeo para suas redes, além de trazer seu diretor de criação global do Creative Shop com as dicas de como criar na velocidade dos feeds. Já o Buzzfeed levará o tema do "Authentic Storytelling" e a importância de criar narrativas em volta de cultura e identidade. Para fechar, Dreamworks, HP e Intel falarão sobre o impacto da tecnologia nas narrativas digitais.
V.R + A.R + M.R
É impossível andar alguns metros no festival sem esbarrar em experimentações de Realidade Virtual, Aumentada e Mistura. E claro, nos painéis não poderia ser diferente.
Logo no primeiro dia, temos o Garage, divisão de projetos experimentais da Microsoft, mostrando suas experiências em Mixed Reality. E o (ainda vivo?) Snapchat falando sobre o Lens Studio, sua plataforma de criação em realidade aumentada, seguido de uma galera apresentado "AR Update 2018: Evolution or Revolution?", e um painel com a absurda produtora de experiências virtuais Here Be Dragons falando sobre futuro da realidade virtual e misturada.
Outra coisa que não pode ficar de fora é a apresentação das startups de Augmented & Virtual Reality selecionadas pelo SxSW Accelerator.
Tech Trends e Smart Cities
Theo Blackwell, Chief Digital Officer da cidade de Londres, vai falar sobre a missão de construir a cidade mais inteligente do mundo e a Future Today Institute vai apresentar seu report de tecnologias emergentes em 2018. Na mesma linha, temos a Non-Obvious, que promete apresentar 7 tecnologias (não óbvias) que mudarão nosso futuro.
Tendências à parte, o head of design do Google vem com o painel A Better Future: Making Technology Adapt to Us e, para fechar, um tema pouco discutido e forte candidato à próxima buzzword: Quantum Computing, em uma palestra sobre o que é ficção cientifica e o que é fato.
Ufa!
Se você chegou até aqui espero que esteja com muitas abas abertas para um dia quem sabe, “ler com calma”. Por aqui, vamos ver se consigo participar de pelo menos metade desses painéis e depois conto para vocês.
See Ya!
Paulo Aguiar, diretor executivo de criação da Sapient AG2