O estúdio de tipografia Plau assina a nova família de fontes exclusivas da Rede Globo, chamada Globotipo.
Segundo informa o estúdio, a emissora identificou a necessidade de reinterpretar e expandir sua voz tipográfica, criando tipografias mais flexíveis, proprietárias e capazes de representar estes conceitos nos diferentes canais de comunicação da empresa.
Ainda segundo a Plau, a Rede Globo especificou que a família de fontes deveria ser:
- Global: carregar a voz da emissora, mantendo a essência da Globoface. A fonte deveria ser a continuação da personalidade da emissora, reforçando a ideia de geometria e fluidez, proporções familiares mas não obrigatoriamente idênticas às da Globoface.
- Multiplataforma: para uso em todas as mídias e formatos presentes e futuros: tecnologias wearable, mobile, desktop, televisão, telão, realidade virtual.
- Flexível: múltiplos pesos + itálico e com recursos OpenType que ampliassem as possibilidades criativas na comunicação da marca.
A família Globotipo inclui os seguintes estilos:
arredondado,
texto
e
condensado. Para cada um destes estilos, 5 variações —
de Thin a Black
— e seus respectivos itálicos, graduando a personalidade do texto de "neutro e elegante a dinâmico e simpático".
No total, foram entregues
30 fontes para uso em desktops e apps
(.ttf) e
webfonts
(woff, eot, woff2).
A Globotipo é uma família de fontes com raízes geométricas, presentes em outras fontes do gênero, como Futura, Avenir, Gotham e Proxima Nova. Sua largura é generosa e seus redondos tendem ao circular geométrico, presente no símbolo da Globo.
A abertura das letras é ampla, o que é um dos pontos de diferenciação fundamental em relação à família anterior. Os cortes de terminação são 100% verticais e criam um ritmo de leitura organizado e sóbrio.
Aqui você pode saber um pouco mais sobre o projeto.