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Ford vai escolher agência
Além da Volkswagen (leia aqui), a Ford vai colocar sua conta criativa global em concorrência. Atualmente, a montadora é atendida pela Global Team Blue, do Grupo WPP.
O anunciante começou a reavaliar seu modelo de marketing como parte de uma iniciativa "fitness" que inclui o corte de US$ 14 bilhões em gastos com materiais e engenharia nos próximos cinco anos. Agora, a Ford está dando o próximo passo ao formalizar a concorrência.
Em um memorando divulgado nesta sexta-feira (20), a Global Team Blue, com sede em Detroit, notificou os funcionários sobre a revisão. "A WPP terá a oportunidade de competir com outras empresas para manter essas partes do negócio, e continuará sendo a agência principal da Ford em algumas outras áreas importantes", afirmou o CEO da GTB, Satish Korde, no comunicado.
De acordo com o texto, não estão estão em disputa os negócios da Ford na China, relações públicas, o negócio de concessionárias nos EUA e a marca de luxo Lincoln (agora na Hudson Rouge, agência do WPP).
"Estaremos respondendo entusiasticamente à solicitação de revisão da Ford nos próximos dias e teremos toda a confiança de que reteremos uma proporção substancial, se não todos, os negócios sob análise", escreveu Korde no memorando.
Em comunicado, a Ford confirmou que "vai colocar algumas partes do negócio de publicidade em concorrência".
A Ford é uma das contas mais importantes do WPP e a concorrência acontece em um momento em que a holding está à procura de um novo CEO. A montadora é o nono maior anunciante dos EUA, tendo investido US$ 2,3 bilhões em 2016, de acordo com o AdAge Datacenter. Globalmente, a Ford relatou investimentos publicitários em 2016 da ordem de US$ 4,3 bilhões ou 2,83% da receita total.
A Ford trabalha continuamente com agências do grupo WPP desde 1943, quando contratou a J. Walter Thompson.
Recentemente a montadora passou por diversas mudanças entre seus executivos de alto escalão: Jim Hackett foi nomeado CEO da Ford em maio do ano passado, substituindo Mark Fields. Joy Falotico, ex-CEO da Ford Credit, assumiu o cargo de chief marketing officer em março, como parte de uma revisão administrativa que incluiu a saída do presidente norte-americano Raj Nair, que deixou a empresa após uma investigação interna ter revelado "comportamento inadequado" (leia aqui).
Leia sobre a saída de Martin Sorrell do Grupo WPP aqui e aqui.
Com AdAge.