Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ford ajuda deficientes visuais a 'sentir' paisagens
A Ford apresenta uma nova tecnologia projetada para ajudar pessoas com deficiências visuais a aproveitar a vista da janela de um automóvel.
Desenvolvido pela GTB Roma, o protótipo transforma a superfície da janela do carro em uma tela tátil. Uma câmera integrada tira uma fotografia da vista e a converte em uma imagem em escala de cinza, que é reproduzida na janela de vidro, por meio de LEDs.
O dispositivo causa vibrações em 255 intensidades diferentes, de modo que pessoas com deficiência visual possam "decodificar" a imagem por meio do toque.
Ao mesmo tempo, um assistente de voz conectado ao sistema de áudio do carro da Ford ajuda a contextualizar a imagem com uma descrição.
"Quando a ideia estava em seu primeiro estágio, procuramos fornecedores em todo o mundo para entender qual era a melhor maneira de fazer com que ela ganhasse vida", conta Federico Russo, diretor executivo de criação da GTB Roma.
"Durante a última Maker Fair realizada em Roma, conhecemos a Aedo Project, uma startup italiana especializada em dispositivos para deficientes visuais. A interface háptica implementada em alguns de seus projetos abriu um novo mundo para nós. À medida que o protótipo começou a tomar forma, percebemos que estávamos dando à luz uma nova linguagem completa, que daria às pessoas com deficiência visual uma nova chance de visualizar e experimentar viajar como nunca antes”, defende Russo.
O executivo acrescenta que, embora a tecnologia seja projetada para uso em um carro, ela pode ser implementada de diferentes maneiras, em escolas e instituições voltadas para pessoas cegas.
No momento, o dispositivo é apenas um protótipo, sem planos de produção definidos.
Ficha Técnica:
Agency: GTB Rome
Client: Ford (Italy)
Chief Creative Officer: Julian James Watt
Executive Creative Director: Federico Russo
Art Director: Stefania Esposito
Copywriter: Leonardo Pastacaldi
Client Service Director: Andrea Manfredonia
Business Director: Chiara Di Loreto
Account Executive: Marta Vagnarelli
IT Manager, Data Administrator & Analyst: Massimiliano Pacilio
Head of Production: Mara Bruschetti
Production Company: Why Worry Productions
Post Production Company: Why Worry Productions
Director: Mauro Mancini
Director of Photography: Agostino Vertucci
Executive Producer: Diego Panadisi
Line Producer: Francesca Esposito
Editor: Julien Panzarasa
Sound Design: SUONI LAB
Editing: Claudio Bresciani