Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Serviceplan Munich em extenso projeto contra a homofobia
O projeto Pink Triangle Issue foi lançado pela Serviceplan Munich, na Alemanha, neste mês de maio.
A intenção é lembrar que, nos dias de hoje, muitos homossexuais ainda sofrem violência, em diversos países, e iniciar uma conversa sobre os problemas enfrentados pela comunidade LGBTQI+, que ainda enfrenta perseguição, prisão, tortura e morte em mais de 70 países ao redor do mundo, incluindo Chechênia, Egito, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Sudão, Uganda e Brasil.
Na página do projeto no Facebook, as pessoas encontram uma petição que será levada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, solicitando a inclusão dos direitos LGBTQI+ à 'Declaração Universal dos Direitos Humanos'.
A Vangardist, revista austríaca focada neste público, lançou uma edição especial com foco no projeto.
Outro parceiro é a Rainbow Railroad, uma ONG canadense especializada em ajudar pessoas LGBTQI+ em locais de risco a encontrarem refúgio em países seguros. Mas apenas quatro países do mundo estão efetivamente abertos para asilo gay.
Na ficha técnica do projeto está o brasileiro Rafael Angulo, diretor de arte da Serviceplan.
Sobre o projeto
Oitenta anos após a construção do Mauthausen, um dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial onde homossexuais foram presos e forçados a usar um Triângulo Rosa como indicador de sua sexualidade, a revista Vangardist solicitou ao Memorial deste Campo de Concentração uma aliança contra as violações contemporâneas dos direitos LGBTQI+ em todo o mundo. O pedido foi aceito.
A revista decidiu também retomar o Triângulo Rosa como símbolo de oposição à homofobia e solicitar - através da petição citada acima- que a ONU acrescente os direitos das pessoas LGBTQI+ ao artigo 2 da ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’.
O Campo de Concentração de Mauthausen foi libertado pelas tropas americanas em 5 de maio de 1945. Mas poucas pessoas sabem sobre a tortura de homossexuais que aconteceu ali e menos ainda sobre os atuais crimes de ódio homofóbicos que ocorrem ao redor do mundo.
Para apoiar a campanha, que também visa conseguir fundos para a ONG Rainbow Railroad, foi criado o filme ‘Pink Triangle Issue’, dirigido por Christoph Kuschnig, da PPM Production, de Viena (veja abaixo).
Em 7 de abril de 2018, oitenta pessoas de 10 países percorreram grandes distâncias até o Memorial do Campo de Mauthausen e doaram seu tempo para participar da criação de uma obra fotográfica e do filme, simbolizando ‘The Pink Triangle Issue’. À frente do Triângulo estavam a dra. Barbara Glück (diretora do Memorial), Julian Wiehl (editor-chefe da Vangardist) e Sudeene Suckoo (um membro da comunidade LGBTQI+ que escapou da tortura na Jamaica com a ajuda da ONG Rainbow Railroad). Como símbolo de solidariedade, todos os participantes usavam um triângulo rosa em suas roupas.
O evento foi registrado em uma série de imagens do fotógrafo Olaf Blecker, de Berlim, e resultou no filme dirigido por Kuschnig.
Esse material fotográfico foi utilizado na edição especial da Vangardist, assim como fotos de bastidores realizadas pelo fotógrafo David Meran, de Viena.
“Nós nos lembramos das vítimas homossexuais de Mauthausen. Como sinal de respeito à sua morte desnecessária, pedimos uma ampla aliança contra a homofobia hoje. Porque a homofobia deve pertencer ao passado e não ao nosso futuro”, destaca o editor-chefe da Vangardist.
A Vangardist ganhou fama em 2015 com a edição ‘HIV Heroes’, impressa com sangue de portadores de HIV. Jason Romeyko, diretor executivo global de criação da Serviceplan, colaborou com o ‘HIV Heroes’ depois de perceber a necessidade de reiniciar uma conversa sobre o HIV, tema que ganhou menos cobertura da mídia nos últimos anos.
“Desde a nossa fundação, em 2006, financiamos viagens para mais de 300 pessoas, com um recorde de 200 pessoas viajando para locais seguros somente em 2017. Reconhecemos as atrocidades que ocorreram em Mauthausen e acreditamos que todas as pessoas merecem dignidade básica e segurança para simplesmente amar quem amam. Estamos honrados por termos sido selecionados como beneficiários do ‘Pink Triangle Issue’ e esperamos que as pessoas apoiem o movimento e nos ajudem a criar um futuro mais esperançoso”, comenta Bobby Hrehoruk, diretor de desenvolvimento da Rainbow Railroad.
Entre 1938 e 1945, cerca de 190.000 pessoas de mais de 40 nações foram presas nos campos de concentração de Mauthausen e Gusen, ou em um dos seus subcampos. Pelo menos 90.000 pessoas foram mortas. Hoje, o Memorial Mauthausen é um local de recordação e de educação histórica e política.
É incomum que um antigo campo de concentração participe de um projeto como o ‘Pink Triangle Issue’, mas atesta a consciência de que a perseguição aos indivíduos LGBTQI + precisa ser abordada.
“A luta pelos direitos dos homossexuais na Europa e em todo o mundo é importante em nosso tempo. Não se trata apenas de uma luta pelos direitos humanos, mas também de uma responsabilidade histórica que temos de cumprir. Embora a perseguição aos homossexuais na Europa tenha culminado com o nazismo, suas raízes são muito mais profundas. Em muitas partes do mundo, acontece até hoje”, destaca a dra. Barbara Glück, diretora do Memorial de Mauthausen.
#PinkTriangleIssue
#EndHomophobia
https://pinktriangleissue.com
Ficha Técnica:
Creative Team - Serviceplan
Worldwide Executive Creative Director - Jason Romeyko
Executive Creative Director - Christian Gosch
Managing Partner - Christoph Everke
Managing Director - Alexander Nagel
Jr Art Director - Rafael Angulo, Melissa Meyer, Neville Pinsker
Jr Copywriter - Nedim Aktas
Trainee Copywriter - Hendrik Haupt
Art Trainee - Tsing Tsing Wu
Executive Creative Director - Michael Reill
Creative Director - Bernd Nagenrauft
Content Marketing Managing Director- Dominik Schütte
Content Marketing - Antje Schmid
Account Team - Serviceplan
Account Director - Anne Jordan, Sebastian Hainbach
Senior Account Manager - Julia Meinetsberger
Jr Account Manager - Catharina Ohle, Eliette-Nabila Korte
Trainee Account Management - Leo Tilemann, Melanie Gensert
Trafficer - Stefanie von Bary
Account Manager - Marlene Ulmer
Creative Team - Vangardist Magazine
Editor in Chief and Publisher - Julian Wiehl
Creative Director - Julian Behrenbeck
Copywriter - Fabian Wingert
Production Team – PPM
Executive Producer - Sebastian Larrosa-Lombardi
Director - Christoph Kuschnig
First Assistant Director - Marc deKeller
Director of Photography - Anna Hawliczeck
Steadicam-Operator - Lukas Köchler
First Assistant Camera - Camillo Foramitti
Second Assistant Camera - Philipp Tröstner
Gaffer - Jan Polak
Lighting Technician- Thomas Hnidek
Drone - Raffael Portugal
Make-Up - Tom Mayr
Production Manager - Stephanie Enzinger
Production Assistant - David Matauschek
Extra Conductor - Simon Jung, Rudolf Jung, Samuel Jung, Sabine Weber
Color Correction - Lee Niederkofler
Post Production - Manuel Portschy, Michael Salomon, David Höller, Alex Siquans
Audio - Hasting Audio Network
Studio Manager - Nina Geiger
Audio Engineer - Rafael Bratfisch Santiago
Sound – SPARKS
Managing Partner - Kathrin Heinemann
Managing Partner Co Founder - Matthias Bauss
Audio – Blautöne
Light Rental – Nemec
Camera Rental – Stöger
Radio - Böck
Photography
Photographer - Olaf Blecker
Photographer Assistant - Kwame Boama
Colaborators
Protagonist - Sudeene Suckoo
Voice Over - Ulrike Folkerts (German VO), Patrick Lamb (English VO)
Mauthausen Team
Director of Mauthausen Memorial - DDr. Barbara Glück
Educator and Caretaker - Bernhard Mühleder
Catering - Katharina Schweiger, Friedrich Julia, Ines Tüchler, Natalie Frühwirth, Anna Reisner