arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Alberto Dines, aos 86 anos, em São Paulo

22.05.18

O jornalista Alberto Dines, nascido no Rio de Janeiro em 1932,  faleceu nesta terça-feira, 22, em São Paulo.

Dines foi um dos maiores expoentes do jornalismo brasileiro, com visão crítica e destemida, e que soube driblar a censura no duríssimo período da Ditadura.

Em sua matéria de despedida ao grande jornalista, El País lembra que "foi sob a batuta de Dines que o Jornal do Brasil publicou duas das suas capas mais históricas. No dia 14 de dezembro de 1968, um dia após a promulgação do AI-5, o decreto mais severo de todos os Atos Institucionais da ditadura militar, a capa do jornal levava um quadro pequeno, no canto esquerdo superior com a seguinte frase: 'Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx: 38º, em Brasília. Mín: 5º, nas Laranjeiras'. A previsão do tempo, obra de Dines como chefe de redação do jornal, foi um ato ousado em meio à forte censura da época".

É dele o projeto do Observatório da Imprensa (1994).

O jornalista estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma pneumonia.

Dines passou pela redação de grande parte dos principais jornais e revistas do país, dentre eles Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, Última Hora, O Pasquim, O Estado de S.Paulo, revista Visão, revista Fatos e Fotos e revista Manchete. Foi também diretor do Grupo Abril no Brasil e em Portugal.

Dines lançou mais de 15 livros.

Foi o responsável pela criação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

 

Nota de Falecimento

/