Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ação no Parque do Povo e campanha no Waze em prol do rio
Vai rolar em São Paulo, no Parque do Povo, neste sábado, dentro da Semana do Meio Ambiente, ação realizada pelo Movimento #Volta Pinheiros, criada por um grupo de publicitários, capitaneado por Marcelo Reis (copresidente da LBTM), com apoio do Instituto Limpa Brasil.
Estarão por ali, além dos frequentadores, 300 estudantes. As atividades terão início às 8h30 da manhã.
"Atos como este têm como objetivo despertar a consciência das pessoas e começar a fazer uma mudança real, tanto de hábitos de consumo como na maneira como enxergam os materiais que são descartados”, comenta Edilaine Muniz, coordenadora do Limpa Brasil.
Durante o encontro, será enterrada uma Cápsula do Tempo e serão cobradas soluções do poder público, já que a proximidade das eleições é um fato e um novo Governador para o Estado de São Paulo será escolhido no segundo semestre.
Os estudantes se dividirão em grupos, representando os pré-candidatos ao Governo do Estado, além dos atuais Prefeito e Governador, e irão segurar cartazes com a já “provável futura desculpa de cada um deles”, alinhada ao perfil político do candidato, "justificando" o fato de não terem colocado a revitalização em sua pauta ou plano de governo.
“A ação tem por objetivo mostrar que já conhecemos todas as desculpas esfarrapadas que os políticos dão sobre o assunto e que queremos soluções”, explica Marcelo Reis, idealizador do movimento. “Sabemos também que não é uma causa instigante para o cidadão comum. Por isso, precisamos impactar a sociedade, mesmo que de forma sarcástica, para engajá-la", complementa.
Além disso, os 300 estudantes e todos aqueles que participarem da ação vão depositar em uma cápsula do tempo “qual a notícia que eles esperam ler sobre o Rio Pinheiros em 13 de junho de 2020”. A cápsula será enterrada no Parque e ficará por ali até 13/6/2020.
Em paralelo, a partir desta quarta, 6, está sendo veiculada uma campanha no Waze, que, ao longo desta semana, vai mostrar mensagens aos usuários que trafegarem pela Marginal Pinheiros, falando sobre a poluição do rio. Serão sete anúncios diferentes, com frases que trazem alertas de acordo com o clima do momento na cidade (odor piora no inverno; o sol aumenta o fedor; o horário de almoço é o momento que mais exala odor etc.). A campanha vai mostrar que o rio, na verdade, não é azul como aparece no mapa. Excepcionalmente no sábado, 9, o anúncio no Waze vai convidar as pessoas a se juntarem à manifestação no Parque do Povo.
Como todos sabem, o Rio Pinheiros é hoje, infelizmente, um esgoto a céu aberto. Quem puder, participe!