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Com PR, Trash Isles conquista seu 2º Grand Prix
Um case, dois GPs. Se Cannes neste ano não teve nenhum The Fearless Girl, como ocorreu em 2017, agora o Festival tem uma campanha que conseguiu o feito de conquistar mais do que um Grand Prix. É Trash Isles, da AMVBBDO de Londres para a Fundação Plastic Oceans e a produtora LADBible, que já havia sido a grande vencedora de Design (leia mais aqui)e que faturou também o prémio máximo de Print.
Antes, é preciso dizer que a categoria quase não teve Grand Prix. A jurada Patricia Bartuira, diretora de contas da FleishmanHillard, contou que chegar ao GP foi um trabalho árduo. Segundo ela, a escolha não foi óbvia. “Nós nos baseamos nos critérios que estabelecemos para dar Leões em PR. This Coke Is A Fanta (da Ogilvy) chegou perto. Não houve comparações diretas, mas no final prevaleceu o fato de Trash Isles ter sido uma campanha earned media first. Todas as disciplinas de Relações Públicas estavam envolvidas nesse case. E ele se destacou primeiro com mídia não-paga”, resumiu.
A ação foi desenvolvida como meio de impactar a população para o grave problema do plástico nos oceanos. No Pacífico Norte, conforme descreve a campanha, há tanto desse lixo nos mares que, se juntasse todo o material despejado nas águas, daria para formar uma ilha do tamanho da França. A partir daí nasceu a ideia de se criar um país oficial, com dinheiro, hino, embaixadores.
A fundação The Plastic Oceans e a LADBible encaminharam um documento para as Nações Unidas pedindo o reconhecimento da Trash Isles. Isso porque se a ilha for reconhecida como um país, outras nações serão obrigadas a limpá-la. “A campanha conseguiu que Al Gore se manifestasse dizendo que passaria a citar a Trash Isles”, acrescentou Patrícia.
A jurada observou que havia muitas campanhas com causas, mas que não era esse o ponto que convencia o júri a conferir um Leão. Em um determinado momento, os jurados se depararam com uma marca que tinha três cases com três bandeiras diferentes. Qual a em que ela realmente se engajava? Por isso, a mensagem do PR Lions foi que a premiação não se tratava de causas, e sim de cases.
PR distribuiu 89 prêmios. Foram seis para o Brasil (confira aqui os Leões brasileiros), sendo dois Ouros para a campanha da Ogilvy para Coca-Cola.
#ClubeLivre
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