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Ressignificando o sentido da vitória (Bruno Abner)
Acompanho a evolução do Lions Health desde sua criação, em 2014. Passados apenas quatro anos, tive o incrível privilégio de ser integrante da comissão julgadora, composta de 10 profissionais do mundo todo, sendo eu o único da América Latina.
Dizer que essa experiência mudou radicalmente minha percepção sobre o que é preciso fazer para ter um trabalho vitorioso na competição parece óbvio. E seria, não fosse o fato de que minha própria concepção sobre o que significa vencer também não tivesse mudado. Surpreendente seria sair dessa vivência tal como entrei, tamanha a inundação de estímulos e informação. Fui exposto a 1.301 trabalhos de todas as partes do mundo, com os mais variados temas. E todos eles me fizeram chegar a duas conclusões. A primeira: o mundo está mais doente do que pensávamos. A segunda: na condição de comunicadores, temos um papel ainda mais fundamental a desempenhar do que eu pressupunha.
É natural que, como jurados, busquemos trabalhos criativos, únicos, responsáveis, capazes de elevar a categoria a outro patamar. Fiquei, no entanto, com a sensação de que podemos ir ainda mais longe.
Após mergulhar nesse volume absurdo de cases, senti que tanto eu quanto meus colegas de júri havíamos assumido um padrão ainda mais exigente, que transcende a questão do talento, do discurso, do craft. O que mais me chamou a atenção foi a compreensão do impacto e da escala que a criatividade em Health pode alcançar no sentido de mudar para melhor a vida de milhares de pessoas. E perceber isso faz com que tenhamos a consciência de quão privilegiados somos em fazermos o que fazemos no nosso dia a dia.
Vencer em Cannes pode ter diversos significados para um profissional de comunicação: reconhecimento e respeito do mercado, a conquista de um troféu que encherá a agência, o cliente e a nossa família de orgulho, visibilidade profissional, aumento de salário etc.
Mas em se tratando do Lions Health, toda ideia premiada tem o mesmo denominador comum: educar e ampliar o acesso das pessoas a informações sobre saúde, o que, no fim das contas, tem como objeto salvar e melhorar a qualidade da vida. Uma constatação e propósito que brilham mais que ouro, prata ou bronze.
Bruno Abner, jurado em Health no Cannes Lions 2018 e diretor de criação da McCann Health Brasil