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Cannes Lions 2018

Festival tem queda de 9% na receita

24.07.18

A Ascential, proprietária do Cannes Lions, da Media Link, da WGSN e da Warc, entre outros negócios, divulgou seus resultados do primeiro semestre (balanço fechado até 30 de junho). A companhia inglesa apresentou um crescimento geral de 6,7% na receita orgânica. Mas em relação ao Festival Internacional de Criatividade o relatório apontou queda de 9% na receita, que chegou a £ 57,3 milhões.

Um dos argumentos usados pela Ascential foi a retirada do Publicis Groupe do Festival pelo prometido período de um ano. No entanto, o grupo esteve presente no Cannes Lions tanto em painéis quanto em premiações, com clientes e parceiros inscrevendo peças em nome da holding (leia mais aqui: Grupo Publicis explica sua presença no Festival). A companhia também justificou essa queda mencionando os ajustes que fez na premiação.

De acordo com a Ascential, o Cannes Lions tem três principais fontes de receita: inscrições de peças, inscrições de delegados e patrocínio e digital (nesse caso, houve duas novidades neste ano: a plataforma The Work, com campanhas premiadas nesta edição e nas anteriores, e o Digital Pass, acesso online pago a atrações do Festival). Em relação às inscrições para premiação, essa área responde por 39% da receita do Cannes Lions.

Neste ano, o volume diminuiu 21%, índice que também foi atrelado pela organização à ausência do Publicis. A participação do Brasil, terceiro maior mercado do Festival, caiu 29,4% (confira mais detalhes em Brasil tem menos trabalhos inscritos este ano).

No caso das inscrições de delegados, que também corresponde a 39% da receita, também houve redução. Além da ausência do Publicis, os organizadores apontaram a prevalência do five day pass (lembrando que o Cannes Lions diminuiu a duração do evento, uma das medidas adotadas para revitalizar o Festival e tentar agradar às holdings, que se queixavam dos altos custos tanto para inscrição de peças quanto para enviar suas equipes). O relatório divulgado pela Ascential não destaca o tamanho dessa queda.

Quanto à parte de patrocínios e receitas digitais (21% do bolo), a Ascential reporta crescimento de 35% em relação ao ano anterior. A companhia explica que esse aumento se deve principalmente ao digital – com The Work e o Lions Digital Pass – e ao montante gerado pelo braço de consultoria, com os programas do Creative Leadership.

A divulgação desses números acontece dias depois do anúncio do desligamento do brasileiro José Papa como CEO do Festival (leia aqui). Ele permaneceu no comando por quase dois anos, período em que foi feita uma mudança estrutural no Cannes Lions para tentar diminuir as reclamações do mercado. Vale dizer que algumas das medidas se concretizaram, porém outras não (veja o que deu certo e o que ficou na promessa aqui). Sobre os valores das inscrições, o Clubeonline obteve dados que mostraram que as agências tiveram de desembolsar mais em comparação a anos anteriores ao inscrever peças no último prazo da premiação (confira em Ficou + barato inscrever trabalhos e se credenciar?)

 

Leia todas sobre Cannes aqui.

 

 

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