Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Philip Morris em campanha para que fumantes deixem o vício
A gigante do tabaco Philip Morris International acaba de lançar no Reino Unido uma campanha convocando amigos de fumantes a ajudá-los a parar com o vício - mas está enfrentado acusações de "hipocrisia e cinismo".
No início do ano, a empresa dona da marca Marlboro anunciou sua intenção de parar de vender cigarros no Reino Unido em favor de produtos livres de fumaça, que são amplamente considerados menos prejudiciais do que o cigarro tradicional.
Nesta segunda-feira (22), a Philip Morris apresenta a campanha "Hold my light", composta por um filme (assista abaixo) em que uma mulher passa por um labirinto de lasers para entregar seu isqueiro a um grupo de amigos, criado pela Trigger, por este site e por peças para mídia impressa.
O trabalho incentiva os fumantes a pedirem aos amigos e familiares que ofereçam pequenas ações práticas de apoio caso se comprometam a deixar de fumar por 30 dias iniciais.
Mas os críticos apontaram que a Philip Morris não estaria igualmente comprometida em erradicar o fumo em todas as partes do mundo.
Deborah Arnott, presidente-executiva da Action on Smoking and Health, acusou: "Onde quer que seja legal, a Philip Morris ainda está anunciando sua marca Marlboro. O fato é que ela não pode mais fazer isso no Reino Unido: somos um mercado em que a publicidade, promoção e patrocínio são proibidos, e os cigarros estão em embalagens comuns."
"Assim, a Philip Morris está promovendo o nome da empresa, que é indissoluvelmente ligado à Marlboro. É por isso que estamos desconfiados. Se a Philip Morris realmente quisesse um mundo livre do fumo, ela apoiaria que todos os países tivessem regulamentações do tabaco tão estritas quanto no Reino Unido."
A Philip Morris declarou que a campanha foi baseada em iniciativas de ciência comportamental que criaram mudanças sociais positivas, detectadas por uma pesquisa da Public Health England. O estudo descobriu que fumantes que pararam com o cigarro por 28 dias tinham cinco vezes mais chances de parar de fumar completamente.
A gigante do tabaco acrescentou que foi a primeira vez que lançou uma campanha no Reino Unido incentivando diretamente os fumantes a deixarem o vício.
Leia a matéria da Campaign na íntegra, aqui.