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‘Direção irresponsável’

Filmes de Ford, Nissan e Abarth proibidos no Reino Unido

24.10.18

A Advertising Standards Authority (ASA), órgão responsável pela regulamentação da publicidade no Reino Unido, proibiu a veiculação de comerciais da Ford, Nissan e Abarth, por "encorajar a condução insegura ou irresponsável".

Doze pessoas queixaram-se ao órgão sobre um filme da Ford (assista abaixo), criado pela GBT e exibido nos cinemas e no YouTube, que apresentava o poema "Do Not Go Gentle into that Good Night", de  Dylan Thomas, que é lido pelo narrador enquanto as cenas mostram pessoas passando por momentos de frustração. No final, um Mustang sai de um estacionamento para a rua.

A Ford argumentou que o comercial não apresentava cenas de pessoas com raiva na estrada e que o carro não foi mostrado a mais de 25 Km/h.

No entanto, o órgão entendeu que houve a sugestão de que "dirigir era uma maneira de liberar a raiva", o que colocava em risco o motorista, outros motoristas e pedestres - e, como resultado, a peça teria "incentivado a condução insegura".

Já os comerciais para Nissan e Abarth foram proibidos após uma única queixa cada.

O filme de Nissan (veja abaixo), criado pela TBWA\London, mostra um casal dirigindo-se ao aeroporto com pressa. Quando um pedestre aparece na rua, o carro pára rapidamente, enquanto o texto "Intelligent emergency braking" aparece na tela.

A ASA determinou que o comercial incentivaria uma "direção perigosa e irresponsável, porque tanto exagerava o benefício dos recursos de segurança do veículo quanto mostrava o carro sendo conduzido em velocidade excessiva".

A peça da Abarth (espie abaixo), da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), por sua vez, mostra quatro modelos correndo por uma série de pistas com recursos como inclinações íngremes e espirais semelhantes as de uma montanha-russa.

A FCA argumentou que se inspirou nos brinquedos da linha Hot Wheels e que o filme tinha a intenção de ser de "natureza fantástica" e, portanto, não incentivava a direção irresponsável.

No entanto, a ASA afirmou que a referência ao Hot Wheels não seria imediatamente óbvia para todos os telespectadores e que as estradas mostradas não estavam tão longe da realidade como a empresa sugeriu. Por isso, determinou que o comercial incentivaria a "condução irresponsável".

Com Campaign.

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