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Transformação radical e evolução na identidade corporativa
Sob novo posicionamento, o WPP Group comunicou seus projetos para o próximo triênio e revelou também uma identidade corporativa mais viva e dinâmica. O CEO Mark Read apresentou a investidores um plano de três anos em que pretende promover uma “evolução radical” para entregar melhores resultados. Ou uma transformação criativa, como foi salientado.
“Descrevemos nosso posicionamento como 'evolução radical'. Radical porque estamos tomando medidas decisivas e implementando grandes mudanças. Evolução porque vamos conseguir isso respeitando as coisas que fazem do WPP a grande empresa que é hoje”, declarou Read em comunicado aos investidores (veja aqui).
A revisão de estratégias procura posicionar a companhia como líder em criatividade e tecnologia. Na home do grupo, uma mensagem evidencia a nova postura: "O WPP é uma companhia de transformação criativa". Na sequência, lê-se que a holding cria "ideias transformadoras" e resultados para seus clientes, por meio da oferta integrada de serviços nas áreas de comunicação, experiência, comércio e tecnologia.
A expectativa do grupo é ter crescimento orgânico e uma margem de lucro operacional de pelo menos 15% até o final de 2021. Além disso, é objetivo economizar £ 275 milhões ao final do triênio, com metade desse valor sendo reinvestido no negócio.
Para isso, uma medida importante é simplificar a estrutura. Fala-se no corte de 3,5 mil empregos globalmente ao final desses três anos – ou 2,6% da força de trabalho atual.
O comunicado anuncia que o total de companhias que fazem parte do grupo será reduzido. Por exemplo a Kantar, uma de suas empresas, poderá entrar em negociação a partir do segundo trimestre de 2019.
Um dos focos do plano é concluir a integração dos negócios que resultaram na criação da VMLY&R e Wunderman Thompson (leia mais aqui).
Como parte da transformação passa pelo investimento maior em criatividade, a holding anunciou que fará um aporte de £ 15 milhões por ano, ao longo desse período, para o desenvolvimento de lideranças criativas, com foco especial nos Estados Unidos. O WPP também dará atenção à conquista e manutenção de talentos.
Visão e propósito
Por conta da revisão estratégica, uma nova identidade corporativa foi encomendada a duas agências: Superunion e Landor. Com a visão de aproximar criatividade, tecnologia e dados, a holding trata de mostrar uma nova cara. E assim surgiu a logomarca como uma representação de pessoas, agências e capacidades envoltas com o WPP. Na tela, seja do celular ou do computador, a marca está bem viva, com mudanças de cores e elementos, simbolizando a transformação criativa em si.
Veja abaixo um vídeo que mostra a nova identidade corporativa e também os novos rumos do WPP.