arrow_backVoltar

Dali Lives

Inteligência artificial revive o mestre do surrealismo

28.01.19

Salvador Dali está de volta. Ou estará a partir de abril, no The Dali Museum, na Florida. Nesta quarta-feira, 23, completaram-se 30 anos da morte do mestre do surrealismo. Com o uso de inteligência artificial e com a parceria da Goodby, Silverstein & Partners, o museu organizou a instalação “Dali Lives”, para homenagear o genial artista. A instalação revive Dali de tal forma que ele poderá receber os visitantes a partir de abril.

Uma versão virtual de Dali em tamanho natural surgirá numa tela e conduzirá os visitantes por uma série de outras telas instaladas no museu. Ele falará de sua arte e revelará o que pensa de eventos da atualidade.

Jeff Goodby, cofundador da agência, conta que foi usada uma tecnologia chamada “deepfake” para ressuscitar o artista espanhol. Foram reunidos milhões de frames de entrevistas dadas por Dali (parte do acervo do museu) e elas foram aplicadas sobre o rosto de um ator, criando uma espécie de máscara digital. A inteligência artificial permitiu recriar os movimentos e as expressões do artista. Outro ator, de Barcelona, foi contratado para fazer com que houvesse sincronia entre a voz e o conteúdo.

A agência havia desenvolvido antes para o museu o projeto “Dreams of Dali”, uma experiência de realidade virtual que levou as pessoas para as pinturas do artista. O case foi premiado no Festival de Cannes em 2016 com Ouro em Cyber (e esteve cotado para o GP), entre outros prêmios. Em 2014, a Goodby havia feito outro trabalho (“Gala Contemplating You”), que permitia selfies dos visitantes com uma pintura que Dali fez de sua mulher.

O diretor executivo do museu, Hank Hine, comentou em comunicado que Dali escreveu “se algum dia eu morrer, embora seja improvável, espero que as pessoas digam nos cafés ‘Dali morreu, mas não inteiramente’. Essa tecnologia permite que os visitantes vivenciem sua personalidade, além de conhecerem nossa coleção inigualável de suas obras”.

Alguns teasers dão mostra do que deverá ser a experiência. Em um deles, Dali olha para o público e diz “eu não acredito em minha morte. Você acredita?”. Mais informações podem ser conferidas no site do projeto: https://thedali.org/dali-lives/.

Na ficha técnica, três brasileiros: o diretor de criação Roger Baran, o diretor de arte Ricardo Matos e o redator Otto Pajunk.

CREDITS

Ad Agency: Goodby Silverstein & Partners
Title of Creative Work: Dali Lives
Exhibit: 4/15/19 St. Petersburg, FL

Client:
Executive Director, The Dalí Museum: Dr. Hank Hine
Chief Operating Officer, The Dalí Museum: Kathy Greif
Director of Marketing, The Dalí Museum: Beth Bell
Education Curator, The Dalí Museum: Peter Tush

Creative:
Creative Directors: Roger Baran, Nathan Shipley
Art Director: Ricardo Matos
Copywriter: Otto Pajunk


Production:
Executive Producer: Margaret Brett-Kearns
Producer: Severin Sauliere
Director: Nathan Shipley, Roger Baran
Technical Director: Nathan Shipley
Sound Design: Dave Baker
Mixing: Dave Baker
Music: "Insight XXX" by Julien Marchal
Editor: Nathan Shipley

Line Producer: Amanda Steigerwald
DP: Michael Miller
2nd Camera Operator: Emilio Diaz
Slate: Austin Kim
Gaffer: Jeff Carroll
Sound: Isaak Le
VTR: Chris Madera
Stylist: Tiffany Amundson
Make-Up/Hair: Nicole Sofios

VO Recording Studio: One Union Recording
Additional VO Recording Services: Studio West of San Diego

Account Services:
Assistant Account Manager: Casey Cooney

Communications:
Director of Communications: Meredith Vellines

Dali Lives

/