Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa investiga hábitos de consumo da nova geração
Qual a relação de jovens entre 18 e 24 anos com bebidas alcoólicas e quais são seus novos comportamentos? A partir desses questionamentos, a empresa de tecnologia MindMiners e a equipe de planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi realizaram um estudo no Brasil, pela internet, que contou com mil participantes.
A maior parte das pessoas dessa faixa etária consome bebidas com álcool, de acordo com a pesquisa, principalmente em datas especiais e nos finais de semana. Eles, no entanto, não têm o hábito de tomá-las regularmente.
Entre os pesquisados, 18% responderam nunca terem consumido bebidas alcoólicas: 60% desses justificaram dizendo que "nunca tiveram interesse", 32% afirmaram não ter experimentado "por cuidados com o corpo" e 27% disseram que "acham algo bobo".
O estudo também detectou que, diferentemente do que pode indicar o senso comum, por conta do que se observava em gerações anteriores, agora "não existe uma pressão social e de amigos para o consumo de bebidas": 66% dos jovens não se sentem obrigados a beber na balada. Além disso, nem metade dos entrevistados (44%) acredita que a bebida facilita no momento de paquerar alguém.
Apesar de os jovens continuarem consumindo bebidas alcoólicas, seus comportamentos e hábitos mudam rapidamente, sugere a pesquisa. E a bebida alcoólica vem perdendo forças no momento de "curtição". Quando questionados sobre qual atividade mais representava um sábado à noite, as três opções mais escolhidas por eles foram: namorar, Netflix e comer hambúrguer.
Nas respostas abertas, os jovens ressaltaram que "sem amigos e música não existe um verdadeiro momento de curtição", com destaque também para a comida, que aparece no mesmo patamar de importância da bebida alcoólica. Com as mil frases analisadas, a MindMiners criou uma nuvem de palavras para "curtição" e “amigos” é o principal termo.
As bebidas favoritas da nova geração são vinho e cerveja, sendo que, na visão dos jovens, essa última engorda, dá sensação de inchaço e faz ir muito ao banheiro. Segundo análise da MindMiners, como esse público fica mais em casa que as gerações anteriores, é comum detectar aumento de consumo de bebidas com perfil mais caseiro, como vinho.
O estudo também apurou que os jovens se preocupam muito com a imagem que eles e seus amigos transparecem nas redes sociais: 77% afirmaram que tomam cuidado antes de postar fotos ou fazer stories de seus amigos no momento de "curtição" com bebidas alcoólicas. Para os jovens, o mais correto é perguntar se podem postar e colocar-se no lugar dos amigos.