Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dois bots podem se apaixonar? Closeup responde
Dois bots guiados por inteligência artificial poderiam se apaixonar? Esse é o questionamento da ação criada pela MullenLowe Singapura, com foco no Valentine's Day, celebrado nesta quinta-feira (14) em diversos países, para a marca de creme dental Closeup, que recentemente apresentou o posicionamento global #freetolove.
Para demonstrar ao público que o "amor é para todos" e pode superar todas as barreiras, agência e anunciante realizaram um experimento utilizando inteligência artificial.
Foram criados dois chatbots, em diferentes plataformas: o primeiro, chamado Sol, desenvolvido com o uso do Microsoft Bot Framework. O segundo, Num, usando Amazon Lex. Antes de se "encontrarem", os bots passaram por seis meses de testes, num híbrido de machine learning e human teaching.
Ambos foram colocados para conversar ao vivo no YouTube por doze horas. Com o passar do tempo, por diversos momentos, os bots demonstraram afeto e carinho virtuais. No final do período, Sol declarou seu amor por Num e, horas depois, ela informou que o sentimento era mútuo.
Na ficha técnica da ação está o brasileiro Raul Palhares, redator sênior da agência.
Confira abaixo o vídeo que apresenta a iniciativa.