Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
JWT Amsterdam e ING recriam voz de artista holandês
Depois do premiado case "The Next Rembrandt", que usava inteligência artificial para criar uma nova pintura como se estivesse na própria mão do artista, e que abocanhou GP de Creative Data em Cannes em 2016 (leia e veja aqui), a J.Walter Thompson Amsterdam e o banco ING voltam suas atenções ao pintor holandês, para marcar o 350º aniversário de sua morte.
Agora, agência e anunciante apresentam o projeto "The Rembrandt Tutorials" (assista a apresentação da campanha, abaixo), uma série de vídeos tutoriais desenvolvidos a partir da recriação da própria voz do artista.
O Rijksmuseum, patrocinado pelo ING, analisou a personalidade de Rembrandt e sua técnica de pintura. ING e JWT, trabalharam, em seguida, com o Dutch Language Institute, para traduzir os vídeos ao tipo de holandês falado na época de Rembrandt. Já os especialistas da Universidade de Leiden forneceram consultoria sobre a reprodução da pronúncia do século XVII.
Por fim, o time trabalhou com cientistas do Carnegie Mellon de Pittsburgh para recriar o som da voz de Rembrandt - levando em conta dados como a estrutura física de sua cabeça e pescoço - como retratada em pinturas do artista.
O filme que apresenta a campanha (assista abaixo) direciona os espectadores para o site do ING, onde podem ser conferidos os tutoriais.