Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sobre o SxSW e a esquizofrenia digital (Dulcídio)
– Você viu a palestra do Ryan Berger, que criou o HYPR – um site para localizar influenciadores? Você entra lá e tem o perfil de cada influenciador, dados demográficos dos seguidores, tudo para você vender qualquer produto sem o consumidor nem perceber que é propaganda. Uma Yellow Pages online de influenciadores. Gênio. Esse tá rico.
– Putz, perdi. Hoje eu vi a do Brian Solis que escreveu o livro "How to live a more creative, productive and happy life", que fala sobre como o celular e as redes sociais estão tornando as pessoas infelizes por não conseguirem se desconectar. Ele lembrou de como o Pavlov fazia experimentos, acionando uma campainha quando alimentava ratos. E de como, com o tempo, o organismo dos ratos reagia da mesma forma só estimulado pela campainha. Nas redes sociais, a campainha é o Like.
– Ah, essa foi ao mesmo tempo daquela sobre a explosão dos podcasts. Tem um business novo aí. Vários projetos de conteúdo estão nascendo como podcast e depois viram séries no Netflix e na HBO. As pessoas estão ficando viciadas em podcast. Tem muito dinheiro aí.
– Adorei a do T Bone Burnett, que fez as trilhas do True Detective e do Big Lebowski. O cara ligou a metralhadora giratória contra os "Digital gangsters", Facebook e Google, que estão monopolizando a web, roubando os dados dos consumidores para que os anunciantes invadam a vida deles. É a Revolta dos Nerds. O Surveillance Capitalism. Faz a gente pensar sobre a falta de ética de algumas marcas e dos grandes players.
– Ouvi falar dessa. Mas dos que estão se dando bem com a web, a que me impressionou foi a do David Rogier que criou o Masterclass, aquelas aulas online com celebridades. Eles acabaram de receber 80 milhões de dólares de um grupo de investimentos. Ele tava lá com a Jodie Foster.
– E o enxame de patinetes nas ruas de Austin? Ano passado não era assim. Incrível o sucesso dos apps de e-scooters – Bird, Lime e Jump. É o que eu digo: tem muito dinheiro na web.
– Ô se tem. Fui a um Emergency Room para pedir um remédio para a gripe que peguei de tanto ver palestra. Comentei com o médico plantonista sobre o risco desse monte de gente correndo de patinete para cima e para baixo na calçada e no meio dos carros. Ele sorriu e disse: They are paying for my apartment.
– É... tem muita oportunidade na internet.
– Ô...
Dulcidio Caldeira
Sócio e Diretor de Cena da Boiler
Aproveite e leia também texto do Eduardo Martins sobre o SxSW (aqui).