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As marcas mais influentes entre os brasileiros
A sétima edição brasileira da pesquisa The Most Influential Brands feita pela Ipsos revela que o Google, mais uma vez, é a marca mais influente entre os brasileiros. Desde 2016, a gigante de Mountain View ocupa ininterruptamente esse posto no estudo feito no país. Em segundo lugar está a Samsung, seguida pelo Facebook. A Samsung foi líder no ranking apresentado em 2015.
O top 10 do estudo, que é realizado em 17 países, indica a boa avaliação das empresas de tecnologia pelo consumidor brasileiro, como vem ocorrendo nos últimos anos. Há mais três companhias com esse perfil na lista divulgada nesta quinta-feira, 28: YouTube (4º lugar), Microsoft (6º) e Netflix (9º). Completando a relação, estão quatro empresas de bens de consumo: Nestlé (5º), Colgate (7º), Johnson & Johnson (8º) e Omo (10º).
No ano passado, o Google liderou a pesquisa também, porém estava seguido do Facebook. Em terceiro, estava a Samsung. Todas as empresas de tecnologia do ranking deste ano já estavam presentes no estudo apresentado em 2018 e também no divulgado em 2017 (leia mais a respeito da pesquisa anunciada em 2018 aqui).
De acordo com Alan Liberman, head para América Latina de marketing strategy & understanding na Ipsos, não é surpresa ver tantas marcas de tecnologia no ranking porque a tecnologia em si está mudando a vida dos consumidores. A pesquisa avalia as empresas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento do público. Cada marca é analisada dentro de 57 atributos. No Brasil, foram entrevistadas 1.030 pessoas de forma online, entre 23 de novembro e 17 de dezembro.
A pesquisa leva em consideração cinco dimensões para mostrar como está a influência de cada marca. Elas têm pesos diferentes: Liderança & Inovação (compõem 32%da avaliação), Confiança (30%), Presença (17%), Responsabilidade Social (16%) e Engajamento (4%).
“Liderança & Inovação e Confiança foram as dimensões mais relevantes, mostrando como os brasileiros são mais receptivos para novidades e tecnologias. A crise global das instituições leva os consumidores a cobrar mais credibilidade e confiança das marcas”, declara Liberman, em comunicado à imprensa. O item Engajamento se refere às interações sociais com as marcas. Na análise de Liberman, mesmo com grande parte dos brasileiros nas redes, existem muitas oportunidades para o crescimento das empresas nessa área.