Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Canudos plásticos reutilizados para construção de colmeia
A mexicana Flock Linked by Isobar, a marca de mel Son de Miel e a empresa de produção digital Praxlab apresentam o projeto "Last Straw" (veja abaixo), um protótipo de colmeia feito com canudos de plástico reutilizados para criar favos artificiais.
O objetivo é ajudar a preservar Apis Mellifera, espécie de abelha mais importante no mundo para a alimentação humana.
A iniciativa incentiva o público a parar de usar canudos plásticos e busca o reaproveitamento daqueles que já foram utilizados, transformando-0s em favos e resultando em menos trabalho para as abelhas, para que elas possam se concentrar na reprodução da colônia.
"A redução drástica de polinizadores, como as abelhas, coloca em risco 75% das lavouras do mundo. O projeto 'Last Straw' vai além da criação da colmeia - convida as pessoas a pararem de usar canudos. Dezenas de restaurantes no México já se engajaram à iniciativa, prometendo parar de oferecer canudos para seus clientes, e milhares de pessoas nos deram sua 'última gota' para a criação do protótipo", comenta David Zacarías, GCD da Flock Linked by Isobar.
Após o estágio de teste, o protótipo estará disponível sem direitos autorais, para que possa ser replicado em qualquer lugar do mundo sob o conceito de código aberto. As plantas para a colmeia e os favos estarão disponíveis para download, aqui.