Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bahia e LBTM alertam para violência entre torcidas
Num cenário de violência e números alarmantes de mortes ocasionadas por conta de brigas entre torcidas de futebol, a Leo Burnett Tailor Made apresenta a “Camisa Camuflada” para o Esporte Clube Bahia.
A agência desenvolveu, em parceria com a empresa húngara Ejtech, uma camisa com design neutro, mas que se transforma no uniforme do time quando o torcedor chega ao estádio, graças ao uso da tecnologia Chromosonic. Por meio de um botão ou via GPS programado, a camisa se transforma "em menos de um minuto" (confira o vídeo que apresenta a iniciativa, abaixo).
"Quando a gente contava, as pessoas achavam que íamos fazer com computação gráfica, mas a camisa de fato muda de cor, o escudo aparece. Não é uma mera ilusão de ótica, mas uma tecnologia fantástica", comenta Lênin Franco, gerente de negócios do Bahia.
A camisa foi exposta nesto domingo (28), no Museu do Futebol, em São Paulo. O local promoveu a transmissão do primeiro jogo do Bahia pelo Campeonato Brasileiro, que resultou numa vitória contra o Corinthians.
"Para um problema dessa natureza, que transforma torcedores em vítimas fatais, uma campanha tradicional seria pouco. Por isso, criamos essa camisa tecnológica como forma de chamar atenção, mas por um outro ângulo. Queremos que ela seja a catalizadora de uma discussão mais ampla que é o absurdo que vem acontecendo no nosso futebol. A camisa se propõe a ser um ícone de uma situação limite", pondera Wilson Mateos, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made.
A camisa ficará exposta na loja oficial do Bahia.
Ficha Técnica:
Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE
Título: CAMISA CAMUFLADA
Produto: Institucional
Anunciante: Esporte Clube Bahia
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor Geral de Criação: Pedro Utzeri
Diretores de Criação: Pedro Utzeri, Vinicius Stanzione
Criação: Gabriel Lepesteur, Eric Fernando, Thiago Strelow
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Camila Aquino, Amanda Costeski
Art Buyer: Cristiano Godoy, Daniel Gonçalves
Atendimento: Fabio Brito, Rodrigo Terra, Andrea Ferreira, Karolina Cassares, Amanda Alves
Planejamento: Tiago Lara
Coordenadora de Projetos Especiais: Andresa Costa
Aprovação no Cliente: Guilherme Bellintani, Lênin Franco, Nelson Barros
Produtora de tecnologia: EJTECH
Produtores de tecnologia: Esteban De La Torre, Judit Eszter Kárpáti
Produtora 1: Santa Transmedia
Atendimento Produtora: Luisa Miranda, Elisa Mello e Laura Rocha
Diretor de cena: Ricardo Mantovanini
Diretor de Animação: André Chaves e Pedro Alk
Diretor de Fotografia: Daniel De Santi
Diretor de Arte: André Chaves e Pedro Alk
Color: Diogo Alves
Pós-Produção: Gabriela Brandes
Coordenador de Pós-Produção: Vinicius Meyer e Sivo Greven
Coordenadora de Produção: Renata Munaretto
Finalização: Jacqueline Almeida
Montagem: Lucas Brasileiro
Produtora 2: ABX2 Produções
Produtora 3: Lemonade Films
Atendimento Produtora: Luana Duller Ferretti
Diretor de cena: Diego Biazzon
Diretor de Animação: Daniel Gabbay
Assistente de Direção: Gabriela Castello
Diretor de Fotografia: Marionaldo Junior
Diretor de Arte: Carolina Bernardes
Coordenador de Produção: Raphael Rodriguez
Produtor: Jorge Alvez Cavalcanti
Produtora de som: LOUD
Direção Musical: Equipe LOUD
Produção musical: Equipe LOUD
Finalização de Áudio: Equipe LOUD
Atendimento Produtora de Som: Tatiana Ornellas
Locução português: Paulo Vasilescu
Fotógrafo: Ale Catan