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Cães podem 'fazer compras' pela web. Criação da Ogilvy
Um cão escolhendo sua ração preferida ou um brinquedinho novo para que ele próprio realize uma compra via internet parece cena de ficção. Mas apoiada em tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial a Ogilvy Brasil tornou a ação possível ao criar para a Petz um novo serviço online, o Pet-Commerce.
O projeto, desenvolvido pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth. permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a inteligência artificial identifica se o animal de estimação se interessou por determinado produto e, em caso positivo, o envia para o carrinho de compras.
Quem acessar o site da Petz irá encontrar um banner, que remete ao Pet-Commerce. É preciso que a câmera do computador, tablet ou celular, com acesso à internet, capte toda a face do cão, para que a I.A. consiga identificar o nível de interesse do pet para a compra de determinado produto, representado por um "gráfico de ossinhos" que vão sendo preenchidos.
De acordo com a agência, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. "Escolhemos dezenas de raças e animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado", afirma Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou no treinamento da inteligência artificial.
Pensando em construir um ambiente amigável para os cachorros, vários aspectos foram considerados, como a visão dos cães. Diferentemente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Eles também não prestam atenção em imagens estáticas, por isso, os produtos do Pet-Commerce são apresentados em vídeos, na paleta de amarelos e azuis. A Ogilvy também informa que o áudio foi ajustado para que os bichinhos de estimação "percebam melhor o som". Há um tutorial que ensina o que deve ser feito para que o cachorro “tenha voz” no momento das compras.
Quando o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados.
O Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro poderá ser estendido para gatos, por exemplo.
"Buscamos trabalhar em campanhas que unam tecnologia, inovação e uma grande ideia. É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro, algo nunca feito antes. Além de aproximar o tutor de seu cão, o Pet-Commerce ainda é capaz gerar novos negócios ao nosso cliente, o que é indispensável em uma grande campanha", argumenta Félix del Valle, chief creative officer da Ogilvy Brasil.
Ficha Técnica:
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Pet-Commerce
Produto: Pet-Commerce
Cliente: Petz
Chief Creative Officer: Félix del Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen
Diretor de Criação: Eduardo Doss
Diretor de Criação Associado: Guilherme Moreira
Redator: Guilherme Moreira
Diretor de Arte: Eduardo Doss, Diego Wortmann
Produtores em RTVC: Fabiano Beraldo, Ariama Aldore, Juliana Henriques
Gestão de Projetos: Priscilla Saikai, Beto Campos, Bruna Lopes
Atendimento: Denise Caruso, Priscilla Gonçalves
Mídia: André Gramorelli, Adeildo Souza, Mirella Battiloro
Planejamento: Thais Frazão, Raphael Zem, Murilo Toda
Editor de Vídeo: Deydson Rocha
Ogilvy Content Studio: Gustavo Otto, Thiago Frias, Luis Velloso, Rayra Janau, Leonardo Araújo, Thiago Bancaro, Aline Chaves
Aprovação Cliente: Luciano Rocha Sessim, Claudia Villar Montini Cangane, André Luís Marinho
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Produtora de Vídeo: Hogarth
Diretor de Cena: Daniel Bontempo
Diretora Executiva: Gabriela Carvalho
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Diretor de Arte: Rebeca Ukstin
Primeiro Assistente de Direção: Cláudia Carvalho
Atendimento: Alexandre Sakihara e Márcia Coelho
Produtor: Cris Almeida
Coordenadora de Produção: Cris Almeida
Assistentes de Produção: Karoline Novais
Supervisor de Efeitos: Ricardo Kertesz
Pós-Produção: Hogarth
Finalizador: Daniel Amaro e Jéssica Rodrigues
Artista de Composição: Iuri Tampolski
Diretor de figurino: Juliana Mathias
Produtor de Elenco: Cris Almeida
Fotógrafo: PICT Estúdio / Alê Torres
Produtora de som: Punch Audio
Atendimento: Lili D. Aragoni
Produtor: Mariano Alvarez
Coordenação: Carol Oliveira/ Cristiane Oliveira/ Karina Coviello
Locutor: Cristiano Pinheiro
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Produtora tecnologia: D2G Tecnologia
Diretor de Negócios/Gerente de projetos: Diego von Brixen Montzel Trindade
Diretor de Produto/Engenheiro de I.A: Grégory Frizon Gusberti
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Produtora digital: Hogarth
Produção UX/Digital e Creative PM: Nicole Pereira Citton e Martina Nichel
UI/UX Designers: Gustavo Gonçalves e Pedro Avila
Developers: Thiago Fredes, Ivan Cavalheiro, Thais Bykoski, Lucas Linhares, Igor Batista, Lucas Lima, Rafael Fonseca
QA: André Telles, Gabriel Matturro, Gabriel Costa, Rhadamez Gindi
Business Analyst: João Kuczynski
Production Lead: Michael Melchiors
Digital Creative Director: Karine Brasil
Digital Production and Technology Director: Iuri Andreazza