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Primeira ‘novela’ do YouTube

Cuscuzes Apaixonados tem 13 episódios e 25 criadores

21.05.19

No país da novela, o gênero não poderia faltar no YouTube. Mas agora ele marca presença como conteúdo planejado e produzido para a plataforma. Nesta quinta-feira, 23, estreia Cuscuzes Apaixonados, uma sátira que se chama de novela pela linguagem, pela construção da narrativa e pela inspiração em folhetins de linha mais popular. O título será exibido todas as quintas às 21h, no horário nobre das novelas, no canal Galo Frito, que existe há 11 anos.

O formato é, na verdade, uma websérie, como há muitas na rede de vídeos do Google. Mas elas normalmente não passam de quatro a seis episódios. Cuscuzes Apaixonados tem 13 capítulos, com 10 a 15 minutos de duração cada. Tal quantidade demandou uma forte organização para realizar o projeto. Explica-se: a novela é resultado de uma parceria costurada com 25 criadores de conteúdo - muitos deles com famas construídas na plataforma.

Ou seja, não é apenas o time do Galo Frito que aparece na trama. Estão lá nomes do Porta dos Fundos, do Parafernalha, além de Marcelo Madureira (Casseta & Planeta) e outros youtubers. Juntos, esses criadores atingem um público superior a 62 milhões de pessoas.

A maior parte das cenas foi feita no YouTube Space, no Rio - algumas externas foram feitas em Santa Catarina. Para poder captar as cenas no estúdio foi necessário acertar a agenda de todos os colaboradores no espaço de uma semana, tempo disponibilizado pelo YouTube para que se fizesse a novela. Em geral, os criadores que recorrem ao espaço do Google utilizam apenas uma diária para seus projetos. Esse encontro de criadores se deu na primeira semana de outubro do ano passado.

Para a produção de Cuscuzes Apaixonados foram utilizadas três “câmeras de cinema”, como disseram os criadores do canal. “Fizemos um filme de mais de três horas de duração em apenas cinco dias”, afirma Mederi Corumbá, fundador do canal.

Como surgiu?

O projeto nasceu do desejo dos criadores do Galo Frito em celebrar o fato de terem atingido 10 milhões de inscritos. “A gente queria comemorar e fazer um mega collab”, conta Corumbá. Collab, no universo dos influenciadores, é convidar um criador para um projeto que beneficia o canal de todos os envolvidos. Por que a novela? Porque quando surgiu o Galo Frito havia sido feita uma paródia de novela, exatamente Cuscuzes Apaixonados, mas que só teve um episódio. O detalhe é que, no caso, o programa havia sido feito para o FizTV, canal de TV paga que pertenceu ao Grupo Abril.

A proposta de fazer a novela chegou ao YouTube no meio do ano passado. João Branco, gerente de parcerias para top criadores e figuras públicas do YouTube Brasil, acredita que a inovação no formato inspire outros canais a criar projetos maiores. “É uma aposta. Nesse modelo, você precisa que a audiência fique mais tempo ligada”. Para facilitar essa missão, o Galo Frito vai adotar um recurso novo da plataforma, que é o Estreia (lá fora, ele se chama Premiere). A ferramenta permite que o público, notificado do conteúdo, interaja ao vivo com o canal, com direito a chat. O Estreia tem um botão que faz a contagem para o início do capítulo (veja aqui no link do primeiro capítulo). O recurso foi lançado em novembro passado.

Das músicas às séries

O roteiro demandou de três a quatro meses para ficar pronto. Foi escrito com a ajuda de dois roteiristas de dramaturgia da Rede Globo: Felipe Flexa e Letícia Dornelles. Ao contrário dos criadores que participaram da novela, a dupla foi contratada. Eles foram indicados por Marcelo Madureira.

A história começa com uma música - que até o momento era o foco do Galo Frito no YouTube - em um ambiente rural, com uma menina vivendo na pobreza. Crescida, ela muda para a cidade e é atropelada pelo herdeiro de uma empresa, a Império do Cuscuz, que preside sem muita eficácia. Naquele momento, os dois se apaixonam e a história transcorre em meio a diversos elementos de novela, inclusive o núcleo de empregados, a vilã bonita e sedutora e um assassinato.

Na trama, dirigida por Rodrigo Magal, ex-diretor do Porta dos Fundos, há espaço para crítica social, como o momento em que duas empregadas revelam ter formação filosófica, como se elas não tivessem tido melhores oportunidades na vida. “Fizemos uma piada intencional. Queríamos mostrar como elas não arrumam emprego”, explica Juliana Martins, cocriadora de Cuscuzes Apaixonados.

A estreia da novela marca uma nova fase para o Galo Frito. Tiago Cadore, outro cocriador e um dos atores (assim como Corumbá, que faz a mocinha), diz que o canal faz muita paródia de música e que agora séries já estão em planejamento. Eles pensam em lançar um spin-off. “É uma ponte para produzir conteúdos assim”, completa Corumbá.

Veja o trailer de Cuscuzes Apaixonados abaixo.

 

Lena Castellón

Primeira ‘novela’ do YouTube

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