Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Tramontina, Spotify e JWT transformam músicas em receitas
Se a "Sinfonia No. 5 em C Menor", de Ludwig van Beethoven, fosse um prato, seria uma Terrine de Foie Gras com Ovas de Salmão. Pelo menos é o que garante o projeto "Sabor das Músicas", apresentado como "o primeiro algoritmo sinestésico que transforma música em sabor", uma criação da J.Walter Thompson Brasil para marca de utensílios para cozinha Tramontina.
Desenvolvido em parceria com o serviço de streaming de áudio Spotify, a iniciativa tem o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar.
O algoritmo, criado depois de seis meses de estudo, transforma qualquer canção da plataforma em uma receita correspondente, sendo capaz de gerar 44 milhões de combinações gastronômicas, de acordo com a agência.
Participaram do desenvolvimento do projeto o neurocientista Dr. Marcelo Costa, chefe do Departamento de Neurociência da USP; o maestro João Rocha, da Universidade do Kentucky; e Renato Carioni, chef e treinador da equipe brasileira do Bocuse D'or.
Primeiro, Costa e Rocha filtraram os parâmetros utilizados pelo Spotify utilizando o princípio da sinestesia (condição cerebral caracterizada pela superposição de sentidos), para classificar as milhões de músicas disponíveis no banco de dados. "Se você considerar uma escola de samba com seus diversos instrumentos, aquela coisa bem densa em termos de material sonoro, você pode relacionar a uma comida densa", diz Rocha.
O parâmetro "duração" foi relacionado aos ingredientes; "dançante" foi classificado como temperatura; "energia" como densidade/textura; "positividade", amargor/acidez e "nota musical" virou harmonização.
Baseado nisso, o chef Carioni classificou todos os principais ingredientes culinários dando notas a cada um deles. "Se uma música é nada positiva, o sabor dela é amargo", comenta Carioni.
O banco de dados foi, então, reunido dando origem a uma inteligência artificial para "dar match" entre os parâmetros de classificação do Spotify e as diferentes combinações de ingredientes catalogadas por Carioni, para relacionar as músicas aos pratos.
"A ideia do algoritmo surgiu para atender ao briefing da Tramontina que era aproximar a sua linha inox e suas diversas possibilidades do público mais jovem e tecnológico. E o resultado foi um projeto super complexo, mas super gostoso de ouvir e de saborear", pondera Rodrigo Da Matta, ECD da J.Walter Thompson Brasil.
Confira o hotsite Flavor of Songs e espie, em tempo real, qual o "sabor da música" que você escolheu.
Ficha Técnica:
Agência: J. Walter Thompson Brasil
Cliente: Tramontina
Título: Flavor of Songs
CEO/CCO: Ricardo John
ECD: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta
Redatores: Rodrigo Da Matta, Kiko Borger, Heinz Boesing
Diretor de Arte: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus Prado, Cristiano Schein
Designers: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus Prado
Creative Technologist e Creative Data: Sergio Costa e Tom Corral
Edição: Marcus Prado
Motion: Marcus Prado
Head de Produção: Maisa Delgado
RTV: Carolina Pivato
Produção Digital: Sergio Costa e Tom Corral
Fotógrafo: Régis Fernandez
Head de Atendimento: Felipe Giacon
Diretora Executiva: Renata Dall Onder
Gerente de Conta: Fabricio Soares, Ricardo Montezuma, Rochele Pahs
Diretor de Operações: Thiago Segundo
Mídia: Giovana Venturelli, Maria Fernanda Galetti, Carolina Lopes, Ana Paula Rotta, Nathalia Silva, Luisa Maia
Planejamento: Stella Pirani, Marcus Pesavento
Aprovação do Cliente: Darci Friebel, Rosane Fantinelli, Joice Patzlaff e Josiane Lamera Toazzi
Technology Producer: Casion
PR: Andrea Assef, Vivian Zeni, Livia Martins
Créditos Extras: Chef Renato Carioni, Maestro João Carlos Rocha, Doutor Marcelo Fernandes da Costa
TEASER
Produção: Landia
Direção Aline Lata
Produção Executiva: Carol Dantas, Sebastian Hall
Assistente de Produção Executiva: Larissa Delfini
Head de Produção: Camilla Bastos
Direção de Fotógrafia: Erico Toscano
Produção: Natalia Petrechen
Editor: Wellington
Coordenação de Pós Produção: Elton Bronzeli, Rafael Malavazzi
Pós Produção/Finishing: Landia, M&A
Correção de Cor: Marla Colour Grading
AUDIO
Produção: A9 Audio
Soundtrack: Apollo 9 e equipe A9
Gerente de Conta: Renata Schincariol e Guta Lima