arrow_backVoltar

Criação da Paim

Skol testa carrinho de compras para pessoas com deficiência visual

14.06.19

A marca de cerveja Skol está testando um carrinho de compras desenvolvimento especialmente para pessoas que têm deficiência visual (veja o vídeo, abaixo).

Assinado pela Paim Comunicação, de Porto Alegre, e desenvolvido pela D2G Tecnologia, com o apoio da Acic (Associação Catarinense de Integração ao Cego), o carrinho acessível foi testado na cidade de São José, na Grande Florianópolis (SC), em um primeiro momento. O projeto está sendo desenvolvido há pelo menos um ano e meio.

A área interna do supermercado onde os testes foram realizados foi mapeada e conta com adesivos de QR Code no teto, que se conectam com o carrinho por meio de Wi-Fi. 

Por meio de uma barra sensível ao toque, o usuário posiciona as mãos, aciona o carrinho e passa a seguir as instruções da inteligência artificial, com o auxílio de um fone de ouvido e microfone.

Nas gôndolas, informações em braile ajudam a pessoa a identificar 19 produtos (até o momento). Ao fim das compras, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade.

A novidade também conta com sensores que ajudam o usuário a interpretar gôndolas extras, lixeiras ou pessoas.

"Para Skol, uma coisa só é legal se for igual para todo mundo. E fazer compras não seria diferente. A marca está abrindo a roda da inclusão e apoiando uma iniciativa inovadora e democrática, tentando tornar mais simples a vida das pessoas com deficiência visual", defende Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Skol.

 

Criação da Paim

/