Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sony lança TVs com foco na experiência do fã de streaming e games
Atenta ao crescente interesse das pessoas por entretenimento impulsionado por plataformas de streaming e de games, a Sony lança dois modelos de TV premium que prometem “reproduzir a real intenção dos criadores de conteúdo”. A fabricante japonesa buscou inspiração em seus produtos de cinema e broadcast para empregar tecnologias que ampliam a qualidade das imagens e do áudio nos novos integrantes da linha XBR, integrante da TVs Master Series: XBR A9G e XBR Z9G, que tem resolução 8k.
“Sabemos que o maior desejo dos criadores de conteúdo é transmitir imagens mais fiéis ao que foi capturado no set de gravação, apresentando detalhes que possam realmente emocionar o consumidor. Temos orgulho em trazer uma linha que traz realismo, emoção, imaginação e beleza como nunca vistas antes dentro dos lares brasileiros”, declarou Kenichiro Hibi, presidente da Sony Brasil, que fez o lançamento das TVs no Theatro Net, em São Paulo, nesta quinta-feira, 17.
Ele lembrou que a Sony vem implementando inovações no mercado há sete décadas. A primeira TV colorida, lançada em 1968, é da marca. Em 2005, a Sony apresentou os primeiros produtos em HD. E em 2012, os primeiros com resolução 4k. E, três anos depois, a marca introduziu no país um modelo com Android TV.
Desta vez, o foco está em oferecer inovação para aprimorar a experiência do consumidor assíduo de filmes, séries e jogos e com resolução máxima. “Fizemos 47 anos de Brasil nesta semana. É muita alegria trazer a melhor tecnologia japonesa para o país. Mas queremos marcar a Sony como sendo uma companhia de entretenimento”, disse Hibi, que veio do Japão e está há um ano e meio no país.
Um dos recursos implantados é o Netflix Calibrated Mode, resultado de uma parceria entre Sony e Netflix. Isso significa que as novas TVs exibem o conteúdo exatamente como foi captado. A série Dark, por exemplo, surge mais escura do que o visto até mesmo em TVs 4k, mas com absoluta nitidez na tela dos aparelhos recém-lançados da linha XBR.
“Queríamos oferecer uma experiência conforme os diretores e criadores de conteúdo desejavam. Nós realmente precisamos trabalhar muito próximos aos fabricantes de TV para entregar esse benefício”, ressaltou, em comunicado, Scott Miller, vice-presidente do ecossistema de parceria de produtos da Netflix.
Para tornar a experiência com produções cinematográficas mais real, engenheiros e diretores da Sony Picture Entertainment agregaram aos lançamentos a calibração perfeita para esse tipo de conteúdo. Ajustes também foram feitos para a TV aberta - por sinal, os modelos também já contam com Globoplay embarcado. A Playstation, por sua vez, colaborou com o aperfeiçoamento de calibrações para tornar a experiência com os jogos mais vívida. Tudo isso é facilmente acessível através dos modos de imagem nas configurações da TV.
A Sony criou o conceito Sound-from-Picture Reality. Ele procura reproduzir o que se passa em uma sala de cinema, onde potentes alto-falantes posicionados atrás da tela de projeção geram a maior parte do áudio. Com essa tecnologia, as novas TVs são capazes de reproduzir o som direto da tela da TV. Dessa maneira, o áudio pode ser sincronizado ao movimento da imagem trazendo uma experiência mais natural e imersiva.
Para Walter Sinohara, head de marketing de TV da Sony Brasil, o 4k já virou uma realidade no Brasil. De 2017 para 2018, o crescimento das vendas de equipamentos com essa tecnologia foi de 130%. Segundo ele, no ano passado, de todas as vendas de TV no Brasil, as telas 4k respondiam por 23%. “Em 2019, esse índice deve ser de 40%”, ressaltou. “A Sony está se preparando para a próxima etapa”, acrescentou, referindo-se à resolução 8k. Uma pergunta que se faz é se haverá conteúdo para tamanha qualidade. A informação é que canais como a Globo já estão captando imagens nessa resolução. O Carnaval de 2018 e de 2019 já contaram com imagens 8k.
Assistente de voz
A fabricante também está de olho na expansão dos serviços de voz que chegam às TVs no Brasil. Os dois modelos são compatíveis com o Google Assistente, o que permite controlar o seu sistema de automação ou outros dispositivos preparados para o Google Home, direto da TV. Tanto o XBR Z9G quanto o XBR A9G tem a tecnologia hands-free, que, por meio de um microfone integrado, permite controlar a TV com a voz sem a necessidade do controle remoto. A linha também está preparada para o Alexa, sistema de voz da Amazon.
XBR Z9G
É o primeiro modelo 8K HDR da marca a desembarcar no Brasil. Com cerca de 32 milhões de pixels em uma tela de 85”, as imagens em 8K preenchem o campo de visão com profundidade e textura extraordinárias. Para atender os altos padrões de qualidade da resolução 8K, a TV traz o processamento 8K X-Reality PRO, que trabalha analisando e aprimorando cada cena para garantir detalhes perfeitos, independente da resolução original do conteúdo.
Outro diferencial é o processador X1 Ultimate, que atua como uma placa de vídeo na TV e garante a máxima qualidade de imagem e desempenho com uma paleta de cores de 14bits. É o principal responsável por melhorar o conteúdo para que o consumidor possa aproveitar ao máximo todas as tecnologias do painel desse modelo.
XBR A9G
É uma evolução da linha de TVs OLED da Sony. O lançamento chega ao mercado em uma tela de 65”. Composta por 8 milhões de pixels autoiluminados, a TV apresenta a tecnologia Pixel Contrast Booster, que, em conjunto com o painel OLED, traz imagens com muito mais realismo proporcionando um preto profundo e cores mais naturais. Também vem com o processador X1 Ultimate.
Pré-venda e campanha
Os dois modelos entraram em pré-venda nesta terça-feira no e-commerce da Sony e na Fast Shop. A XBR A9G tem valor estipulado em R$ 19.299,99. E a XBR Z9G, R$ 89.999,99. A agência digital Zoly é a responsável pela campanha das TVs que ficará restrita à internet, com foco nas redes sociais. Além disso, a marca exibirá no Theatro Net vídeos institucionais, criados pela Lampião, sobre as novidades das TVs Master Series.