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Cenp-Meios divulga investimentos publicitários no 1º trimestre
O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) apresenta os dados referentes aos investimentos em mídia no primeiro trimestre de 2019, via Cenp-Meios.
A apuração, realizada em 2018 com 78 agências publicitárias com maior receita no Brasil, agora conta com um painel composto por 214 agências (leia aqui) e o número de participantes ainda pode crescer até o final do ano, segundo o Conselho.
Segundo o Cenp-Meios, entre janeiro e março de 2019 foram investidos R$ 3,8 bilhões em compra de mídia no Brasil. A TV aberta manteve a maior fatia do bolo publicitário no período, com participação de 54,7% (no ano de 2018, o share dessa mídia entre as 78 agências consultadas no ano passado foi de 58,3%) .
A internet ficou em segundo lugar e respondeu no trimestre por 19,1% da participação (versus 17,7% em 2018). A partir deste ano, os dados do meio estão subdivididos em Internet-Busca (quando se trata de veículos buscadores); Internet-Social (quando relacionados às redes sociais); Internet-Vídeo (utilização de mensagens de vídeos); Internet-Áudio (mensagens de áudio); Internet-Display e outros (veja a imagem, acima).
Em seguida, ficou a mídia out of home/exterior, com share de 11,4% no trimestre.
Confira, na imagem acima, a participação de cada meio nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2019.
As mídias jornal, revista e TV por assinatura incluem investimentos nas demais plataformas destes meios.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.