Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mercado publicitário movimenta R$ 8,2 bi em compra de mídia
No primeiro semestre de 2019, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 8,2 bilhões em compra de mídia, de acordo com o Cenp-Meios, levantamento feito pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) com 218 agências publicitárias (um aumento bastante significativo da base pesquisada: no ano passado, eram 78 agências, leia aqui).
Segundo o Cenp, o indicador cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media.
A TV aberta mantém a liderança de captação de investimentos, tendo ficado com uma fatia de R$ 4,4 bilhões, 53,7% do total no semestre, uma queda em relação aos 54,7% no primeiro trimestre de 2019 (no levantamento trimestral, o Cenp-Meios levou em consideração dados de 214 agências, leia aqui).
O meio internet, que registrou share de 19,1% no trimestre, subiu para 20,2% de janeiro a junho deste ano, abocanhando R$ 1,7 bilhão.
Mídia out of home teve queda na participação, de 11,4% no primeiro trimestre para 10,9% no semestre, arrecadando R$ 891 milhões de investimento publicitário no período.
Espie, nas imagens acima, a participação de cada meio no total do bolo publicitário, bem como os investimentos por região.
No primeiro trimestre de 2019, a indústria movimentou R$ 3,8 bilhões em compra de mídia (leia aqui).
Leia anterior sobre o assunto, aqui.