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Coca-Cola volta a ter diretor de marketing global
A Coca-Cola Co. restabeleceu o cargo de diretor de marketing global (global CMO), depois de acabar com ele em 2017. A pessoa que vai assumir a função é um veterano que trabalha há 24 anos na empresa, o espanhol Manolo Arroyo. Ele assumirá o novo cargo acumulando a presidência do Grupo Ásia-Pacífico, pela qual responde desde o início de 2019.
O último diretor global de marketing da Coca-Cola foi Marcos de Quinto, que ocupou o cargo por mais de dois anos antes de se aposentar no início de 2017. Em vez de preencher o cargo, a empresa na época criou uma diretoria de crescimento (chief growth officer), que incluía a área de marketing, além de estratégia corporativa e operações comerciais e de clientes.
Francisco Crespo, que ocupava o cargo de CGO desde que foi criado, está se aposentando.
A nova estrutura espalhará as funções de Crespo em três posições executivas. O diretor financeiro John Murphy assumirá a estratégia corporativa, enquanto as operações comerciais e do cliente se reportarão ao presidente e diretor operacional Brian Smith.
Como CMO global, Arroyo supervisionará as equipes que lidam com operações criativas, de marketing e insights, de acordo com comunicado de imprensa da Coca-Cola, emitido nesta segunda-feira de manhã, descrevendo as mudanças.
As mudanças significam que o marketing global mais uma vez recebe um profissional exclusivo a ele dedicado. Quando a Coca-Cola acabou com o título de CMO, há dois anos, foi pioneira. Outras empresas seguiram o exemplo e continuam reformulando o cargo de CMO, para que cumpra responsabilidades mais amplas, variando de chief growth officer a chief experience officer, em um reflexo do fato de que os CMOs supervisionam muito mais do que a publicidade, atualmente.
A Coca-Cola, no comunicado, afirma que a mudança visa uma integração mais próxima do marketing com as operações.
Leia mais detalhes em matéria do AdAge.