Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Amazon é 'maior anunciante do mundo'
A gigante do varejo online Amazon é "o maior anunciante do mundo", depois de reportar que seu investimento em publicidade aumentou para US$ 11 bilhões anualmente - um incremento de 34% em relação ao ano anterior.
A empresa informa que aumentou seu aporte em "publicidade e outros custos promocionais" mais rapidamente do que as vendas líquidas, que subiram 20%, para US$ 280,5 bilhões, de acordo com seu relatório anual.
Esse ano, a Droga5 de Londres criou um comercial para Amazon com Ellen DeGeneres veiculado durante o Super Bowl (leia e assista aqui). Nos últimos anos, várias agências de publicidade, incluindo Lucky Generals e Joint, atendem o anunciante.
Fundada por Jeff Bezos em 1994, a Amazon aumentou seus investimentos publicitários quase 20 vezes em uma década, passando de US$ 593 milhões em 2009 para US$ 3,3 bilhões em 2014 e US$ 11 bilhões em 2019, segundo registros da empresa.
A escala dos investimentos da Amazon significa que ela ultrapassou as gigantes Procter & Gamble e Unilever como o principal anunciante do mundo.
Brian Wieser, presidente de inteligência global do Grupo M do WPP, declarou: "A Amazon é provavelmente o maior anunciante do mundo, respondendo por quase 2% de todos os investimentos".
Os quatro maiores mercados da Amazon são os EUA, Alemanha, Reino Unido e Japão. Suas marcas incluem Alexa, Fire, Fresh, Kindle, Prime, Prime Video, Twitch e Web Services.
A empresa divulgou em seu relatório anual que seu investimento total em marketing foi de US$ 18,9 bilhões, incluindo US$ 11 bilhões em publicidade e cerca de US$ 7,9 bilhões em outros custos.
A P&G, que foi amplamente considerada maior anunciante do mundo até recentemente, relatou que seus investimentos em publicidade caíram US$ 350 milhões para US$ 6,8 bilhões em 2019. Suas despesas gerais, administrativas e de vendas, que incluem "ações relacionadas ao marketing" e outros custos, foram de US$ 19,1 bilhões.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.
Com Campaign.