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Possibilidade de anúncios entusiasma estrelas do Instagram
Desde o ano passado, o Instagram tem discutido meios de inserir publicidade no IGTV, a área de vídeos mais longos da plataforma. Ao que parece, a empresa terá algo para mostrar em março, segundo fonte ouvida por AdAge.
O Instagram estaria pronto para dividir a receita de anúncios com seus talentos, assim como faz o YouTube. Ter esse tipo de acordo tem entusiasmado criadores, entre eles alguns que tinham deixado de produzir conteúdo para o IGTV.
De acordo com Ad Age, a perspectiva de contar com dinheiro da propaganda já atraiu de volta influenciadores que não estavam mais tão dedicados à TV do Instagram. É o caso de Lele Pons, que tem 39 milhões de seguidores e é uma criadora pioneira do IGTV, que foi lançado em 2018. Entre os planos de Lele está reprisar seu programa de culinária nos próximos meses.
As estrelas do Instagram sabem que a veiculação de publicidade em seus vídeos não é a única forma de ganhar dinheiro. Como atesta a produtora que se encarrega de Lele Pons e outros influenciadores, o IGTV é uma área de crescimento e abre portas para que marcas se aproximem dos criadores em busca de acordos.
Dependendo da popularidade do criador, contratos são fechados em centenas de milhares de dólares para que o influenciador apareça nos vídeos ostentando um produto. E isso vale para as estrelas do Instagram, TikTok, Snapchat ou YouTube.
Mas o fato é que se espera mesmo que o Instagram apresente algumas novidades comerciais que possam agradar marcas e criadores. A abertura da plataforma para propaganda amplia o ecossistema comercial do Facebook, dono da empresa. Entretanto, ainda não se sabe exatamente como será a divisão de receitas com os criadores de conteúdo.
Uma das questões envolvendo o IGTV era facilitar a visualização de seu conteúdo no feed da plataforma. Afinal, são mais de 800 milhões de usuários ativos. Hoje, os vídeos mais longos começam no feed e os usuários são levados a continuar a vê-los no IGTV.
Outra queixa era que o formato vertical era a única possibilidade do IGTV, mas agora também se pode publicar vídeos horizontais. Essa flexibilidade permite que o conteúdo seja apreciado por meio dos aplicativos das TVs conectadas. Desse modo, ampliam-se também os interesses das marcas pela ferramenta do Instagram.