arrow_backVoltar

Jogos Olímpicos de Tóquio

Empresas mantêm patrocínio ao COI

26.03.20

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021 devido à pandemia de coronavírus (leia aqui), mas as principais empresas apoiadoras irão manter o patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Coca-Cola, Procter & Gamble, Samsung, Airbnb e Intel, que reafirmaram seu compromisso com a Olimpíada, estão entre as 14 companhias que investiram US$ 500 milhões este ano e assinaram contratos plurianuais de mais de US$ 4 bilhões, segundo o grupo de pesquisa Global Data.

Em geral, essas empresas se veem como "parceiras de longo prazo do COI". "Sem dúvida, o COI e o Japão estão trabalhando em estreito contato com aqueles 14 patrocinadores", diz à Reuters Jason Karlov, sócio do escritório de advocacia Barnes & Thornburg, que trabalhou anteriormente em contratos de patrocínio do COI.

Mesmo que uma companhia desejasse a devolução do dinheiro de patrocínio olímpico, é improvável que o contrato com o COI permita que isso aconteça, de acordo com advogados familiarizados com eles ouvidos pela Reuters.

Os dólares dos patrocínios são cruciais para as operações do COI, que é uma organização sem fins lucrativos bancada primordialmente pela venda de direitos televisivos e por contratos de patrocínio.

As companhias, em geral, pagam uma parte do valor acordado assim que o contrato é assinado, e o valor restante é pago em prestações ao longo da duração do acordo.

Alguns contratos de patrocínio podem requerer que o COI ofereça compensação aos seus patrocinadores em caso de adiamento por um ano ou mais, disseram advogados consultados pela Reuters.

Michael Lynch, sócio da companhia de marketing esportivo 3 Emerald Marketing, afirmou que o COI provavelmente trabalhará com os patrocinadores mesmo que não tenha a obrigação legal de fazê-lo. "O COI tem a obrigação de respeitar a integridade e o espírito dos acordos, que envolvem realizar uma Olimpíada de inverno e uma Olimpíada de verão a cada período de quatro anos", comenta.

Além das companhias já citadas, estão entre as principais patrocinadoras do COI Alibaba, Atos, Bridgestone,  Dow, General Electric, Intel, Omega, Panasonic, Toyota e Vis.

Com Reuters.

Jogos Olímpicos de Tóquio

/