Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanha da WT semelhante a criação da Sides?
Com o objetivo de chamar a atenção do público para os elevados números de assassinatos da população preta no Brasil, a Wunderman Thompson lançou, para a Coalizão Negra por Direitos, a campanha "Alvos do Genocídio" (leia e veja aqui), com foco no Dia Internacional contra a Discriminação Racial (celebrado no dia 21/03).
A comunicação, no entanto, foi considerada por alguns parecida com uma outra criada pela carioca Sides para a Editora Record, que foi veiculada no ano de 2018 (confira as imagens, abaixo).
As peças desenvolvidas pela Sides citam dados e estatísticas que evidenciam que negros são muito mais vítimas de violência que pessoas não-negras, e mostram imagens de alvos, nos quais somente as faixas da cor preta são atingidas, assim como na campanha assinada pela WT.
"Acreditamos que a causa merece toda a atenção possível e o fato de termos, por coincidência, usado o mesmo recurso gráfico não me parece um problema", comenta Keka Morelle, chief creative officer da Wunderman Thompson.
"Com mensagens diferentes, as duas campanhas usaram o mesmo recurso visual. A nossa campanha usa a visualização de dados para informar e convidar a sociedade jornalística a usar o termo 'genocídio' ao se referir às mortes de pessoas negras no Brasil. São seis gráficos que ilustram dados oficiais e chocantes sobre a realidade racial do país", defende a líder criativa da WT, que completa: "e aproveitamos para convidar a agência a unir forças em prol desse objetivo comum que é denunciar os altos índices de assassinatos da população negra no país."