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Jair Oliveira: Música está + valorizada nestes tempos de covid-19
Sócio e diretor criativo da S de Samba, Jair Oliveira vive dias intensos em Nova York, para onde se mudou há mais de dois anos. Como neste momento as marcas desejam passar mensagens de confiança, a produtora tem recebido muitos pedidos de conteúdo musical. Diversas empresas também estão buscando se posicionar por meio de discursos mais abrangentes e emotivos. “Para isso, a música é um dos grandes recursos de comunicação”, diz.
Jair tem se desdobrado não apenas com os negócios da produtora. Além da família, ele se ocupa com projetos que vão de podcast a canais de YouTube, passando por uma iniciativa na mídia social para que músicos compartilhem canções de seus sofás, já que estamos em quarentena forçada.
Ele é um dos profissionais que moram fora do Brasil procurados pelo Clubeonline para que falem sobre a pandemia e seus impactos sobre a economia, a indústria e a vida das pessoas.
Leia também “Quarentena em Lisboa - Marcelo Lourenço (Coming Soon): ‘Trabalho como se fosse Natal’”. Confira ainda “Quarentena em Londres - Washington Olivetto: medo baixa a imunidade” e “Quarentena em NY - A primeira primavera de PJ Pereira”.
CLUBEONLINE - Como os negócios estão sendo impactados por esta pandemia, neste início?
JAIR OLIVEIRA – Os negócios da arte foram dura e abrangentemente impactados. A indústria do entretenimento depende muito da participação de aglomerações em shows, peças, espetáculos etc e quase sempre demanda o envolvimento de muitas pessoas nas equipes que trabalham para que os eventos e produções aconteçam. Assim, o negócio da música como um todo, sofre pesadas consequências de uma quarentena mundial sem precedentes como esta que estamos vivendo. Por outro lado, a produção musical para inúmeros veículos – como conteúdos publicitários, cinematográficos, televisivos, por exemplo – tem sido muito facilitada pela tecnologia nos últimos anos. Muita coisa atualmente pode ser resolvida por um único produtor, criando e elaborando arranjos em seu computador de casa, com equipamentos que hoje são relativamente acessíveis. Neste aspecto, seguimos com nossa equipe produzindo, somente em lugares diferentes (cada um em sua casa e não mais nos estúdios da produtora). Continuamos criando, arranjando e gravando dentro de uma “normalidade” profissional possível. Obviamente, tendo todos de lidar com os solavancos físicos e emocionais que uma situação inédita e inusitada como esta cria no ambiente de home office para as pessoas.
CLUBEONLINE - Quais são suas perspectivas para o segundo trimestre e para o segundo semestre?
JAIR - Estamos acompanhando com cuidado tudo o que é decidido pelas autoridades em relação às questões de saúde pública, sociais, trabalhistas, financeiras e políticas. Por ser uma situação completamente nova e urgente, vemos que ainda há muitas dúvidas a serem esclarecidas para todos os segmentos da sociedade. A nossa postura é obviamente de cautela e prudência, mas, ao mesmo tempo, adotamos a proatividade como norte em relação ao nosso produto principal, que sempre foi a música. Claro que muitas campanhas e produções serão revistas, adiadas e até mesmo canceladas para os próximos meses do ano, mas tantas outras serão imaginadas e até mesmo necessárias para manter o astral e a força das empresas e da própria população. E a música é quase essencial para que isso aconteça. É interessante observar como produções musicais têm sido ainda mais utilizadas neste período para levantar o espírito das pessoas e continuam sendo um maravilhoso veículo de esperança para tempos sombrios. Quase todos os momentos de leveza nesta quarentena mundial envolvem música. Pessoas cantando das sacadas, policiais tocando nas ruas, clipes emocionantes com mensagens de fé e esperança, festivais online, músicos tocando de seus sofás para o universo digital etc. Tudo isso tem certamente valorizado o papel da música para todas as pessoas em todas as partes do mundo e sentimos uma nobreza ainda maior de poder trabalhar com esta forma de expressão tão grandiosa. Nos mantemos otimistas em relação à extinção desta pandemia e temos certeza de que a música (e o nosso trabalho como produtores da área) terá papel fundamental nisso.
CLUBEONLINE - O que os clientes têm pedido mais? Como tem sido essa dinâmica? Reuniões constantes? Muita troca de estratégias?
JAIR - No universo da música para publicidade, observamos que agências e clientes têm também depositado seus esforços para tentar levar luz e esperança para espectadores e consumidores ao redor do planeta. Enquanto a imprensa formal trata de levar informação pertinente da dura realidade, as empresas desejam passar a mensagem de confiança que acreditam ser necessária para vencer uma situação tão assustadora como esta. Temos recebido muitos pedidos de conteúdo musical com este tipo de mensagem. Muitas empresas também querendo se posicionar através de um discurso mais abrangente, de um chamado mais emotivo, sem necessariamente explorar product placement. Para isso, a música é um dos grandes recursos de comunicação, de ligação direta com o emocional das pessoas. Além dos jingles e trilhas publicitárias tradicionais, estamos bastante acostumados a compor e a produzir conteúdos musicais artísticos, com linguagem de canção – está em nosso DNA desde a criação da S de Samba em 1998. Então, a dinâmica tem sido muito parecida com o que já vínhamos fazendo como diferencial da produtora – muitos pedidos girando em torno de criações bem cuidadas, letras engajantes e melodias impactantes. Temos feito muitas reuniões online, inclusive com minha participação e também do Simoninha; coisa que muitas vezes a rotina “normal” não nos fornecia tempo suficiente para ir pessoalmente às agências com os outros integrantes de nossa equipe. Este tempo “extra” em casa também tem sido bastante favorável à criatividade de todos.
CLUBEONLINE - Como empresa, já se ajustaram ou ainda estão sendo obrigados a fazer mais ajustes? O home office foi fácil de ser assimilado? E você, estando em Nova York? Como tem sido enfrentar a pandemia a partir daí?
JAIR - Acho que nenhuma empresa do mundo conseguiu ajustar se completamente ainda. Como disse anteriormente, são muitas questões importantes sem esclarecimentos. Se nem as maiores potências geopolíticas do planeta conseguiram entender direito o que está acontecendo, imagine a enorme parte da população que vai recebendo as vacilantes instruções a conta-gotas. Todos os dias ajustamos coordenadas para que nossa equipe e a própria empresa não passe ainda dificuldades maiores. Tentamos planejar tudo com ainda mais prudência, mas sempre incentivando a proatividade e estimulando a todos da equipe com a observação de que a música não para nunca, ainda mais em um momento como este. Tirando a parte de shows e “performances” ao vivo obviamente, acabei mudando muito pouco a minha rotina de trabalho aqui, em NY. Como diretor criativo da S de Samba, já estava acostumado a criar à distância e a coordenar certos aspectos de nossa linha de produção através de encontros e conversas online. Minha função, com auxílio da tecnologia, foi ficando cada vez menos presencial. Mas claro que torço com todas as forças para que abandonemos logo esta delicada nova realidade profissional e voltemos (com outro mindset) a gerar conteúdos de locais mais participativos e sociais do que as solitárias cadeiras de nossos aposentos domiciliares.
CLUBEONLINE - Como tem sido exatamente sua rotina na quarentena? Faz pausas para relaxar a mente?
JAIR - Tenho exercitado muito a minha criatividade e dedicado muito tempo à família e à manutenção da saúde física e mental. Como quase todo mundo na ilha de Manhattan, moramos (já há quase dois anos em meio) em um apartamento minúsculo e precisamos estimular a boa convivência em família, ajudando-nos e apoiando-nos uns aos outros em tempo integral. As nossas filhas já estão com as aulas online mais solidamente estabelecidas, porém mesmo assim ainda precisam de nossa orientação diária. Meditação, exercícios físicos regulares e muita música me ajudam a manter a sanidade dentro deste espaço reduzido. Acabo me ocupando também com outros projetos - além da carga de trabalho normal da produtora - que complementam a minha rotina na quarentena: um podcast chamado "Numa NYCe" (disponível desde novembro de 2019 nas plataformas digitais e também no www.youtube.com/numanyce) que fala sobre a vida dos brasileiros em New York e região, o projeto Somfá (no perfil de instagram @somfasom e no Facebook, com curadoria minha, de Simoninha e Max Vianna) que bolei justamente para que músicos compartilhassem canções de seus sofás na quarentena forçada, o meu projeto familiar infantil "Grandes Pequeninos" (nas redes e no www.youtube.com/grandespequeninos) que está com novo lançamento de disco e novos clipes animados no canal, e a minha carreira solo como músico e compositor (meu mais recente disco “Selfie”, gravado aqui em NY, foi indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria melhor álbum pop contemporâneo). Temos a recomendação de ficar em casa com o intuito de brecar a contaminação, com permitidas saídas esporádicas para compras essenciais, para exercícios e caminhadas ao ar livre, desde que mantenhamos todos os cuidados necessários para não favorecer a propagação do vírus. Minha esposa, Tania Khalill, valoriza a alimentação saudável para toda a família e sei que isso ajuda bastante também. Levamos uma rotina normal dentro do possível, nos revezando nos afazeres da casa, cuidando de nossas filhas, sugerindo muitas atividades artísticas e lúdicas em família, mantendo a mente criativa e orando e emanando muitas vibrações positivas para que todos possamos sair desta situação como seres humanos melhores, mais compassivos, conscientes, empáticos e solidários. O mundo que conhecíamos já se foi... Que venha agora uma nova página da História escrita em letras mais cordiais e duradouras.
Lena Castellón