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As prioridades do Publicis

Entre as medidas, redução de custos e de remuneração do board

11.04.20

Em comunicado assinado por Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, a companhia informou como estão enfrentando a crise deflagrada pela pandemia do novo coronavírus. Além de reportar números do primeiro trimestre, a holding apresentou três prioridades que orientaram suas decisões mais recentes para enfrentar o cenário crítico.

O balanço do primeiro trimestre aponta queda no crescimento orgânico de 2,9%, o que está alinhado com as expectativas feitas antes da pandemia. Mas houve aumento de 17,1% na receita líquida, impulsionado pela Epsilon. Na América Latina, houve queda de receita líquida de 10,9%. O Brasil teve um forte declínio: - 20,5%. O documento está disponível aqui.

No comunicado, Sadoun diz que “estamos todos enfrentando uma crise que será incomparável em termos de magnitude, complexidade e provavelmente extensão”. Diante do quadro de incertezas que assola o mercado, eles decidiram não esperar muito tempo para definir três prioridades.

O grupo informa que está concentrado primeiro em proteger seus colaboradores. “Agimos imediatamente para implementar a infraestrutura necessária para permitir que todos os nossos funcionários trabalhem com segurança em casa”. Além de o Publicis ter adotado medidas para preservar a saúde e o bem-estar da equipe, a holding acelerou o lançamento da plataforma Marcel, que torna as agências ainda mais conectadas.

Outra prioridade é ajudar clientes a se adaptarem aos efeitos da pandemia. Segundo o comunicado, o grupo tem analisado comerciais e comunicações corporativas e realinhado planos de mídia para serem muito mais dinâmicos. Também proporcionam ROI de curto prazo e recomendam produtos baseados em resultados para o novo contexto de mercado. Outra frente é auxiliar os clientes a acelerar seus recursos digitais para impulsionar o crescimento e a eficiência.

A terceira medida prioritária é enfrentar a recessão e “preservar um sólido balanço patrimonial”. A companhia avisa que está sendo implementado um plano de redução de custos de 500 milhões de euros em 2020, economia que visa deixar a holding pronta para a fase de recuperação.

O Publicis fará ainda corte de dividendos  em 50%, com pagamentos feitos a shareholders no final de setembro. E irá reduzir a remuneração fixa em 30% tanto de Sadoun quanto do chairman do Conselho Executivo, Maurice Lévy, e 20% para membros do board. A diferença é que o corte de Lévy é válido para o ano inteiro, e o dos demais serão aplicados para o segundo e o terceiro trimestre. A informação foi dada como medida decidida pelos próprios executivos.

Não há dúvida de que estamos passando por uma crise de saúde sem precedentes que nos levará à maior recessão na memória viva. É muito cedo para prever o impacto total que isso terá sobre nossos clientes e nossos negócios”, assinala Sadoun.

As prioridades do Publicis

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