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Jornalismo na AL

Facebook cria fundo de US$ 2 mi para apoiar veículos

28.04.20

O Projeto Facebook para Jornalismo fechou parceria com o Centro Internacional para Jornalistas, uma organização sem fins lucrativos focada em promover o jornalismo de qualidade no mundo, para lançamento de um fundo de US$ 2 milhões que irá ajudar veículos na América Latina durante a crise causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 28.

O programa, cujas inscrições abrem em 05 de maio, oferecerá recursos, mentoria e treinamento para dar suporte a empresas de notícias e acelerar suas transformações digitais. Ele ajudará a atender às necessidades de negócio mais críticas e imediatas dos veículos, além de apoiar o trabalho dessas organizações no engajamento e na conexão online com suas comunidades locais, enquanto publicam informações confiáveis sobre a covid-19.

Os fundos podem ser usados para iniciativas como ajudar a lançar newsletters, remover paywalls de acesso exclusivo para assinantes, contratar jornalistas freelancers, fortalecer o jornalismo de dados, criar eventos online, integrar serviços e infraestrutura de software e apoiar métodos de distribuição digital.

A mentoria e o treinamento no programa serão liderados por Tim Griggs, ex-executivo do The New York Times, e mais uma equipe de especialistas. A parceria amplia a colaboração do Projeto Facebook para Jornalismo com o Centro Internacional para Jornalistas, que desenvolveu em 2019 quatro aceleradoras para organizações de notícias na América Latina.

"Este é um momento fundamental para ajudar redações na América Latina a suportar essa crise de saúde", declarou Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do Centro. "Temos trabalhado com o Projeto Facebook para Jornalismo para fortalecer a produção de vídeo e o modelo de negócio das redações, e agora queremos aprofundar esse apoio."

O lançamento do fundo faz parte dos investimentos do Facebook para apoiar o jornalismo. Em março, a rede anunciou US$ 100 milhões para projetos no mundo (reveja aqui). A companhia também reservou US$ 1 milhão para organizações de checagem de fatos e doou mais US$ 1 milhão para a International Fact-Checking Network.

Para receber detalhes sobre como participar da iniciativa criada para a América Latina, é preciso fazer inscrição na newsletter do Projeto Facebook para Jornalismo e fazer cadastro para um webinar em 4 de maio.

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