Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Países europeus criam regras para liberar filmagens
Alguns países na Europa estabeleceram diretrizes para liberar filmagens e produções de TV a partir da reabertura depois de cumprido um período de quarentena. Há regras universais, por assim dizer, como manter distância social em torno de dois metros entre os profissionais e uso de máscaras e adoção de protocolos de desinfecção.
Porém há detalhes que se diferenciam de região para região, como aponta reportagem da The Hollywood Reporter. A Espanha abriu para filmagens regiões com baixos índices de transmissão do novo coronavírus, como as Ilhas Canárias e Valência. Em Paris, há bairros designados como zona verde, em que sets serão permitidos. Por outro lado, há demarcação de áreas chamadas de zona vermelha, em que filmagens estão banidas.
As equipes deverão estudar as restrições de viagem antes de se aventurarem em algum país. Na República Checa, as fronteiras foram liberadas para não-europeus no dia 11, mas os profissionais deverão apresentar exames negativos para covid-19 antes de entrarem no país. Na Islândia, qualquer visitante de fora deverá fazer uma quarentena de 14 dias.
Veja algumas diretrizes de três países:
França – Liberou produção de filmes e séries em Paris no dia 11 de maio. Os regulamentos limitam grupos de 50 pessoas no set, que devem ser fechados ao público em geral. Várias áreas públicas, como parques e jardins, permanecerão fora de filmagens.
Portugal – Entre as medidas, estão cumprir requisitos de segurança no local escolhido e trabalhar com um coordenador de saúde para garantir o correto cumprimento das regras. É preciso medir a temperatura das equipes antes de os profissionais serem admitidos nos sets.
Espanha – O país, que conta com produções como séries para Netflix – caso de "La Casa de Papel" -, liberou filmagens no dia 11 de maio. Somente estão permitidas produções em territórios na fase 1 do processo de reabertura. Estão fora cidades como Madri e Barcelona. Uma das exigências é designar um profissional ou time que registre todas as ações realizadas durante as filmagens (por exemplo, quem acessa que área).
Leia a reportagem completa, com mais países, comissões de filmes e diretrizes, aqui.