Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
SPCine lança consulta pública sobre programa de cash rebate
Com o objetivo de promover São Paulo para produções nacionais e internacionais, inclusive publicitárias, que escolham a cidade como cenário, a Prefeitura de São Paulo e a Spcine lançam uma consulta pública sobre o "Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo".
A iniciativa, que pretende valorizar especialmente trabalhos com profissionais negros e mulheres em posição de comando, oferece apoio financeiro, por meio de políticas de cash rebate (reembolso), para produções estrangeiras e brasileiras (com potencial global), além de filmes publicitários internacionais, com orçamento mínimo de R$ 2 milhões, que incluam São Paulo na narrativa.
"Trata-se de um edital muito aguardado por produções internacionais, e que responde também a uma demanda do setor audiovisual brasileiro, na medida em que trará um impacto positivo na geração de empregos e na atração de investimentos para a cidade de São Paulo, que foi fortemente impactada pelos efeitos econômicos da Covid -19", defende a cineasta Laís Bodanzky, presidente da Spcine.
O edital está dividido em cinco módulos, com linhas que preveem reembolso de 20% a 30% para produções internacionais - longas-metragens (ficção ou animação) e séries (ficção, animação ou reality shows) - filmadas no município de São Paulo, desde que haja um gasto mínimo de R$ 2 milhões; para produções nacionais com grande potencial de internacionalização rodadas na capital paulista; e para campanhas publicitárias estrangeiras filmadas em São Paulo.
Os outros módulos concederão prêmios de valor fixo para roteiros de produções internacionais que incluam explicitamente a cidade ou tenham personagens paulistanos; e apoio financeiro para gastos em viagens para capital paulista na prospecção de locação para produtora estrangeira que pretende filmar em São Paulo.
Sugestões e comentários sobre o edital podem ser enviados aqui e devem conter a identificação da pessoa que está contribuindo, menção ao item a ser alterado, apresentação de texto para substituição e justificativa fundamentada para modificação.
Estão previstas ainda duas audiências públicas, uma nacional e outra internacional, para debater o edital. Datas e formas de participação serão divulgadas em breve, segundo a Spcine.