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As marcas + amadas do mundo, segundo a Talkwalker
A marca de brinquedos Lego lidera a lista das "marcas mais amadas do mundo", elaborada pela empresa de social analytics Talkwalker.
Na segunda posição aparece Four Seasons Hotels, seguida por Singapore Airlines em terceiro lugar.
Na sequência das empresas que completam o top 10 das marcas mais amadas estão Giant Hypermarket, Vertex Pharmaceuticals, Bimbo, Celebrity Cruises, Tiger Beer, The Container Store e Voot.
Para elaborar o ranking, a Talkwalker pesquisou fóruns, incluindo canais de mídia social, sites de notícias e blogs, em busca de postagens e discussões sobre companhias (718 marcas e 750 milhões de menções analisadas).
Mas, embora a empresa procurasse comentários positivos - incluindo declarações diretas de amor às marcas -, ela não levou em consideração o número bruto desses textos em sua formulação. Isso porque as maiores marcas do mundo geram mais comentários simplesmente em virtude de seu tamanho e alcance.
Em vez disso, a empresa mensurou frases como "I love it when" ou "I would love if" próximas a menções às marcas, atribuindo pesos diferentes a elas nas mídias sociais ou na imprensa. A ideia foi elaborar uma lista de empresas que cultivaram fãs apaixonados e não aquelas que têm maior número de menções.
Segundo a Talkwalker, as mais amadas são aquelas que constroem o que chamam de "conexões emocionais vitais" com os consumidores, criadas por uma variedade de métodos, incluindo medidas tangíveis, como bom atendimento ao cliente, programa de patrocínio e manutenção de um alto padrão de responsabilidade social corporativa.
No mix avaliado também há atributos como criar um sentimento de nostalgia - lembrando aos consumidores a sua relevância histórica - e a defesa dos funcionários: é mais provável que as pessoas amem uma marca por tratar bem seus profissionais.
O envolvimento ativo com "influenciadores" e fãs também desempenhou um papel significativo na criação de conexões que levam os consumidores a amarem uma marca, de acordo com a Talkwalker.