arrow_backVoltar

Apesar de queda em 2020

Publicidade global pode 'retomar crescimento rapidamente', diz GroupM

23.06.20

Por conta da pandemia de coronavírus, a indústria global de publicidade deve registrar uma queda de 9,9% nos investimentos este ano, encerrando quase uma década de crescimento, segundo o relatório anual do GroupM, que detalha como vários mercados, indústrias e mídias serão impactados em 2020.

Embora as previsões sejam de queda, o GroupM encontra um otimismo cauteloso no fato de que a crise no mercado publicitário poderia ter sido pior, dada a extensão da Covid-19. Segundo o relatório, a eleição presidencial dos EUA injetará dinheiro suficiente em publicidade para elevar o que seria uma redução projetada de quase 12%.

"Embora grave, com certeza, o declínio de 2020 ainda pode ser considerado 'modesto', dada a escala do impacto da pandemia no PIB global, que cairá muito mais do que na crise financeira global de 2009", afirmou o relatório.

A publicidade digital deve cair 2,4% este ano, após quase uma década de crescimento de dois dígitos. O meio TV deve registrar queda de 17,6% em 2020 (excluindo o investimento em publicidade das eleições norte-americanas). Segundo o GroupM, a mídia out of home, incluindo a digital, deve diminuir 25% este ano, uma vez que este meio foi "desproporcionalmente" impactado pela crise.

As previsões para o próximo ano mostram que o crescimento da indústria da propaganda pode ser retomado rapidamente. O relatório aponta que, em alguns mercados, "a demanda reprimida deve compensar em excesso as perdas de 2020".

O Warc previu um decréscimo de 8,1% nos investimentos globais em publicidade, leia anterior aqui.

Apesar de queda em 2020

/