arrow_backVoltar

US$ 2,2 bilhões

Grupo francês adquire Endemol Shine

03.07.20

O grupo francês Banijay confirmou a compra da Endemol Shine nesta semana. O conglomerado, que detém entre seus produtos Keeping Up With the Kardashians, Survivor e Temptation Island, havia apresentado em outubro passado a proposta de aquisição da empresa que criou Big Brother e MasterChef, entre outras franquias de sucesso no mundo. Com a aprovação antitruste da União Européia também nesta semana, a Banijay pode concluir o negócio, fechado em US$ 2,2 bilhões.

O acordo cria uma nova gigante da produção internacional, a maior fora dos EUA. A receita somada das companhias está estimada em cerca de US$ 3,3 bilhões. O grupo combinado será controlado pelos acionistas do Banijay: a holding LDH (composta por fundos de investimento da França e pelo grupo italiano de mídia De Agostini), com 67% do negócio, e a gigante da mídia francesa Vivendi, com 33%.

Além disso, o negócio amplia a presença do grupo globalmente. A Banjiay passa a ter 200 produtoras em 22 regiões da Europa, EUA, Ásia e América Latina. Entre as companhias estão Fifty Fathoms (da minissérie The Eddy, na Netflix) e Kudos, Rubicon e Bunim/ Murray Productions. O catálogo soma mais de 88 mil horas de conteúdo.

"O fechamento deste acordo único representa a união de dois negócios baseados no empreendedorismo, na criatividade e em pessoas", disse Marco Bassetti, CEO do Banijay, em comunicado, nesta sexta-feira, 03. "Estamos juntos como o maior grupo internacional de criação e distribuição de conteúdo do mundo”.

US$ 2,2 bilhões

/