arrow_backVoltar

Life in a Day 2020

YouTube e Ridley Scott pedem filmes de um único dia para doc

10.07.20

Uma década depois, o YouTube, o produtor executivo Ridley Scott e o diretor Kevin Macdonald convocam o público a contribuir com filmes feitos com um dia de suas vidas. O primeiro projeto do gênero, Life in a Day, recebeu contribuições de 189 países, que se transformaram em um documentário de 95 minutos.

Agora, além de repetirem a proposta, o doc resultante, Life in a Day 2020, será exibido no Festival de Sundance, além de no próprio YouTube, em 2021. A ideia é que as pessoas contem suas histórias em um específico dia: 25 de julho. Como? Ridley Scott responde no vídeo que pede as colaborações: “pegue sua câmera, filme seu dia e conte sua história”. Detalhe: os vídeos podem ser feitos com celular.

Há mais orientações. Macdonald, no mesmo vídeo, pede que as contribuições sejam as mais pessoais possíveis. Afinal, todos sabemos que 2020 é um ano diferente de tudo. O diretor comenta que os acontecimentos que têm impactado nossas vidas devem se refletir em nossas histórias, porém recomenda que se mostre o que é importante de fato, com autenticidade e realidade – e que não seja como se costuma fazer nas redes sociais.

Um time com 30 profissionais para ajudar na seleção e três editores vão ajudar Macdonald a analisar os filmes, que devem ser enviados entre os dias 25 de julho e 02 de agosto. No primeiro doc, foram recebidos cerca de 80 mil vídeos, que somavam em torno de 4.500 horas.

Outras orientações são obter permissão de cada pessoa filmada (caso coloque no quadro família, amigos ou outros indivíduos), ter a certeza de que não há música na captação (por questão de direitos autorais), capturar imagens em locais permitidos e não filmar obras de terceiros. Para se ter mais chance de emplacar um filme no novo documentário, melhor apostar em alta resolução e microfone externo.

Essas e outras informações estão no site do projeto.

Life in a Day 2020

/