Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Representantes do governo federal 'pegam chaves' e enfrentam protesto
O secretário nacional do audiovisual substituto, Helio Ferraz de Oliveira, da Secretaria Especial da Cultura, e agentes da Polícia Federal foram à Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7) para "pegar as chaves" da instituição.
O representante do governo federal foi recebido por Francisco Câmpera, presidente da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), mantenedora do órgão.
Manifestantes protestaram contra o governo em frente ao local.
Oliveira informou que a União está com contratos emergenciais prontos - como de limpeza e segurança não especializada, com as próprias empresas que prestavam serviço à Cinemateca - e que eles começariam a ser colocados em prática já a partir desta sexta-feira (7).
O secretário negou que o ministério do Turismo tenha intenção de transferir a Cinemateca para Brasília (leia anterior sobre o assunto aqui).
No começo da semana, a Justiça Federal negou, em caráter liminar, pedido do Ministério Público Federal em São Paulo para que a União renove o contrato de gestão da Cinemateca com a Associação Roquette Pinto e que repasse R$ 12 milhões ao órgão, leia aqui.