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Perspectivas dos presidentes de júri (Luciana e Carol)
Apesar de este ser um ano diferente de tudo, o Clube de Criação mantém sua premiação e as razões estão expostas na Carta ao Mercado (que pode ser lida aqui). Como em todas as edições anteriores, o 45º Anuário fará a celebração do melhor que a Criatividade publicitária produziu neste país.
Em 2020, porém, há algumas diferenças. A começar pelo julgamento, que será virtual. Outra novidade é que todos os júris são compostos de 50% mulheres e 50% homens. A edição traz, desse modo, um importante foco na diversidade (veja quem faz parte dos júris).
Além disso, o 45º Anuário conta com nova categoria: Periferia Criativa – o regulamento pode ser conferido aqui.
O Clubeonline procurou os presidentes de júri para comentar o ano, o 45º Anuário e o valor da Criatividade. Na primeira rodada, tivemos as participações de Laura Esteves, diretora executiva de criação da DPZ&T, e André Kassu, sócio e diretor de criação da CP+B (reveja aqui).
Agora as considerações são de Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da MediaMonks/Circus e presidente de júri na categoria Digital, e de Carolina Markowicz, roteirista, diretora e sócia da Rebolucion Brasil, presidente de júri na categoria Técnica Filme.
Confira:
JULGAMENTO DESTE ANO
Luciana Haguiara - Sim, tudo está diferente neste ano. Mas acho que todos já se acostumaram a trabalhar remotamente. Acredito que o julgamento online não vai afetar o andamento, ao contrário, acho que vai ser mais produtivo. A categoria que vou presidir é sobre como um trabalho digital performa, encanta e traz resultados. Nela, vamos analisar o craft como um todo, mas com foco na ideia, conceito, visual e na experiência do usuário.
IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE
Luciana - Temos vistos muita coisa parecida, mas também muitos trabalhos criativos, não só na ideia e experiência, como também na forma de produção. Muitas coisas tiveram de ser revistas, muitos projetos caíram e foram reinventados para o digital em tempo recorde. Acho que existe um boom criativo com insights mais humanos, contados e executados de formas diferentes e que estão muito mais focados em resolver os problemas de negócios dos nossos clientes.
MERCADO ANTES DA COVID-19 E COM A COVID-19
Luciana - Sem dúvida, a mudança rumo à digitalização dos negócios, que já havia começado antes, se intensificou e em alta velocidade durante a pandemia. Vimos empresas se reinventarem rapidamente, mudando o core do seu negócio para atender à nova realidade. E, infelizmente, vimos o impacto monstruoso em outras que não foram ágeis o suficiente, porque não estavam preparadas. Mas não estou falando nada de novo. Está tudo aí, todos os dias pra gente ver: empresas fechando, pessoas sendo demitidas, enquanto novos tipos de negócios estão aparecendo e empresas que se digitalizaram estão crescendo com a crise.
MANIFESTAÇÕES SOCIAIS NESTES TEMPOS
Luciana - Além da digitalização, outro ponto crucial para os negócios é a preocupação social e com a sustentabilidade. Mesma coisa: tudo que está acontecendo é um sinal de basta para a falta de posicionamento, para a falta de preocupação e de engajamento com valores sociais e sustentáveis. O planeta está literalmente cuspindo o que está podre na nossa sociedade. Por isso, pelo ponto de vista de negócios e agências, aqueles que não se mexeram, não se pronunciaram, não tomaram medidas efetivas de dentro para fora, vão ser naturalmente eliminados. É a tal da seleção natural acelerada e feita por um mundo e uma nova geração que não admite qualquer tipo de racismo e está realmente preocupada com o que consome. Sem dúvida, vamos ver um aumento em trabalhos com essa abordagem para o julgamento do próximo ano.
JÚRI 50/50
Luciana - O Clube já vem tomando esse cuidado a algum tempo e ter um júri 50/50 é o reflexo de tudo que falamos anteriormente. É uma mudança que veio para oxigenar a nossa indústria tão recalcada, machista e elitista. Isso é uma grande conquista e é um caminho sem volta. É o passo para abrirmos ainda mais a inclusão em todos os seus pontos de contato, que só vai aumentar o nosso potencial criativo.