Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Paródia de “1984” expõe batalha que vai à Justiça
A Epic Games, dona de um dos games mais populares do mundo, o Fortnite, está travando uma batalha contra a Apple e sua App Store. A gigante tecnológica tirou o jogo de sua plataforma na quinta-feira (13) porque a empresa criou um sistema de transações que não passa pela loja da Apple. Como resposta, a Epic Games fez uma paródia do filme “1984”, a icônica campanha criada pela TBWA\Chiat\Day.
O vídeo que destaca a hashtag #FreeFortnite se chama “Nineteen Eighty-Fortnite”. Foi publicado no YouTube na própria quinta e traz esta mensagem: “A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite de um bilhão de dispositivos". Na descrição, a desenvolvedora indica um site para que os usuários entendam o conflito - fn.gg/freefortnite - e pede que os gamers se juntem à "luta para impedir que 2020 se torne ‘1984’”.
A batalha começou com a Apple e depois envolveu o Google. A Epic Games apresentou o sistema (Fortnite Mega Drop) aos gamers com um desconto de 20% para quem adquirisse a moeda virtual (V-Bucks) diretamente com a empresa. Com isso, ela não pagaria taxas, que ficam em 30%, para as lojas das duas big techs.
A Apple respondeu com o banimento do jogo e um comunicado: "Ficamos felizes que tenham construído um negócio de sucesso na App Store". Ao lembrar que a Epic Games aceitou os termos da loja, o texto continua, dizendo que os "interesses comerciais" da empresa visam pressionar a companhia a estabelecer um acordo especial, mas isso "não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários".
A corporação fundada por Steve Jobs declarou ainda que espera que as partes se entendam para trazer o jogo de volta para a plataforma. Horas depois da remoção do game da App Store, o Google tirou o Fortnite da sua loja. A alegação é semelhante à da Apple. A corporação informou que tem políticas consistentes para os desenvolvedores de jogos que objetivam manter a loja segura.
Mas a paródia a “1984” não foi a única medida adotada pela Epic Games. Ela entrou com um processo antitruste contra a Apple, acusando-a de monopólio (confira aqui o documento) – como está no vídeo disponível no YouTube.