arrow_backVoltar

Folha de S. Paulo

Luiz Frias deixa presidência do jornal

26.08.20

O empresário Luiz Frias deixou a presidência da Folha da Manhã, que controla o jornal Folha de S.Paulo. No expediente da edição desta quarta-feira, 26, seu nome consta como publisher. Segundo o jornal O Globo, Judith Brito, então superintendente, passa a presidir a empresa (confira aqui). Ela está no Grupo Folha desde 1990. Judith já foi presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

A informação da saída de Luiz Frias havia sido dada primeiramente pela coluna de Lauro Jardim, também do Globo, que reportou que o empresário decidira renunciar (aqui). De acordo com Jardim, o motivo foi a disputa com a irmã Maria Cristina Frias, ex-diretora de redação da Folha.

Um comunicado distribuído aos editores do jornal explicou a saída como uma "decisão burocrática, que não afeta o dia a dia da empresa e da redação", conforme o jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso ao documento (aqui).

Após a morte de Otávio Frias Filho, em agosto de 2018, Maria Cristina assumiu o cargo de diretora de redação. Foi destituída em março de 2019 por decisão tomada em assembleia de acionistas.

O posto passou a ser ocupado por Sérgio Dávila. Os dois irmãos travam uma disputa judicial desde o ano passado. Cristina detêm 33,33% da Empresa Folha da Manhã, mesmo percentual de Fernanda Diamant, viúva de Otávio, e de Luiz Frias.

Folha de S. Paulo

/